O estado de saúde do Papa Francisco continua crítico neste domingo (23), mas, segundo o Vaticano, ele não sofreu crises respiratórias desde a noite anterior. Em nota oficial, a Santa Sé atualizou o quadro clínico do Pontífice, destacando que ele apresenta sinais de insuficiência renal inicial leve, mas que está sob controle. O Santo Padre, que segue internado no hospital Gemelli em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, continua recebendo tratamento intensivo e terapia com oxigênio de alto fluxo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com o comunicado do Vaticano, o Papa foi submetido a transfusões de sangue com unidades de hematologia concentrada, o que resultou em um retorno positivo na hemoglobina. A plaquetopenia, que é a diminuição das plaquetas no sangue, se manteve estável. No entanto, os médicos continuam monitorando de perto o quadro, que inclui uma infecção polibacteriana e pneumonia bilateral, o que exigiu cuidados intensivos e constantes avaliações.
Em sua primeira mensagem escrita desde a internação, o Papa Francisco reafirmou sua confiança no tratamento e nas orações de fiéis de todo o mundo. O texto foi divulgado durante a tradicional oração do Angelus dominical. Na mensagem, ele destacou a importância do descanso como parte fundamental de sua recuperação.
Papa Francisco tem insuficiência renal leve e condição permanece crítica, diz Vaticano
“Da minha parte, continuo com confiança na minha hospitalização (…) seguindo com os tratamentos necessários; e o descanso também é parte da terapia!”, escreveu o Pontífice, que completou 88 anos em dezembro de 2024.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Papa Francisco, que tem enfrentado complicações associadas à sua idade avançada, foi diagnosticado com uma infecção polibacteriana e pneumonia bilateral. A gravidade da infecção e a necessidade de transfusão de sangue indicam a seriedade do seu quadro. Embora os médicos tenham descartado a possibilidade de sepse, eles seguem alertas para possíveis complicações.
Apesar da situação delicada, o Papa segue “vigilante e bem orientado”, conforme divulgado pelo Vaticano. A equipe médica segue trabalhando com o objetivo de estabilizar o quadro do Pontífice, que permanece internado pelo menos até a próxima semana, conforme estimativa dos médicos.
Os fiéis ao redor do mundo continuam acompanhando o estado de saúde do Papa Francisco, enviando suas orações e mensagens de apoio. A situação de saúde do Sumo Pontífice segue sendo monitorada com extrema cautela pelos profissionais de saúde, e novos boletins devem ser divulgados conforme houver atualizações.
Leia também | “Continuo com confiança”, diz Papa Francisco em mensagem de fé após internação
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<