VATICANO

Papa Francisco usa almofadas nasais para receber oxigênio e fará novos exames neste domingo (23)

Outros exames clínicos estão sendo realizados para acompanhar sua recuperação

Compartilhe:
23 de fevereiro de 2025
Paulo Martins

O Papa Francisco, internado desde o dia 14 de fevereiro na Policlínica Gemelli, em Roma, segue em tratamento intensivo devido a uma pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Neste domingo (23), a agência Vatican News informou que o pontífice está recebendo oxigenoterapia através de almofadas nasais para auxiliar na respiração em altos fluxos. Outros exames clínicos estão sendo realizados para acompanhar sua recuperação, com a expectativa de que um novo boletim seja divulgado ainda neste domingo (23).

Papa Francisco usa almofadas nasais para receber oxigênio e fará novos exames neste domingo (23)
Foto: Divulgação / Vatican News

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Aos fiéis, o Papa expressou sua gratidão pelas orações e mensagens de carinho que tem recebido. Em uma oração escrita e divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco agradeceu pela atenção dos médicos e profissionais de saúde que estão acompanhando seu quadro clínico e destacou a importância do repouso no processo de recuperação. “Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, afirmou.

Apesar de seu estado de saúde delicado, o Papa Francisco segue confiante no tratamento e em sua recuperação. “Continuo confiante, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia”, declarou o pontífice. Ele também aproveitou a ocasião para fazer um apelo à oração pelos países afetados por conflitos, com uma menção especial à Ucrânia, além da Palestina e Sudão, que enfrentam situações de grave instabilidade.

O pontífice, de 88 anos, também agradeceu o apoio das crianças, cujas cartas e desenhos o emocionaram profundamente. “Fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigado por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro!”, disse Francisco, pedindo a intercessão de Maria e solicitando que continuem a rezar por sua saúde.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Neste domingo, o Papa Francisco não participou da tradicional oração de Angelus, pela segunda semana consecutiva. A missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella, como parte da continuidade das atividades da Igreja durante sua internação.

De acordo com as últimas atualizações médicas, a equipe que acompanha o Papa Francisco informou que, apesar de sua fragilidade, ele não corre risco de morte imediato. No entanto, a recomendação é que ele continue internado por pelo menos mais uma semana para monitoramento e tratamento contínuo.

Este quadro de saúde delicado ocorre após o Papa sofrer uma crise prolongada de asma, que levou a sua internação. A pneumonia bilateral diagnosticada, juntamente com uma infecção polimicrobiana, exige cuidados intensivos e repouso. A expectativa é que, com o acompanhamento médico adequado, o pontífice se recupere gradualmente e possa retomar suas atividades com o apoio contínuo dos fiéis e da Igreja.

O Vaticano continua a manter os fiéis informados sobre a saúde do Papa, e o mundo aguarda ansiosamente pelos próximos boletins médicos que acompanharão sua recuperação.

Leia também | Papa Francisco tem noite tranquila, diz comunicado do Vaticano

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.