Sustentabilidade e preservação do meio ambiente estão no DNA do Festival Jazz & Blues desde os primeiros anos. Na 26ª edição, que será aberta em Guaramiranga na sexta-feira, 28 de fevereiro, os visitantes vão poder vivenciar ações ambientais gratuitas, realizadas pelo evento em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA, do Governo do Estado do Ceará, e a Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Distante cerca de 100 Km da capital Fortaleza, Guaramiranga está localizada em uma área preservada de Mata Atlântica, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Esta é a primeira Unidade de Conservação, sendo a mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará.

Ações Ambientais durante o Festival Jazz & Blues
Realizadas de sábado a segunda-feira, 1 a 3 de março, essas atividades visam estimular os visitantes a conhecerem a biodiversidade do Maciço de Baturité e despertarem para a importância da sua preservação.
Uma das atividades é a Observação de Aves, que acontecerá nos três dias, às 6h30 da manhã, no Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja (REVIS Periquito Cara Suja), localizado no Sítio Campo do Batalha. O periquito cara-suja é uma ave exclusivamente nordestina (endêmica) e atualmente é encontrada em apenas três pontos do Estado do Ceará. Para participar da atividade, basta efetuar a inscrição no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), que estará no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga, das 14h às 18h.
Na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga, o público poderá visitar a Exposição Previna, também nos três dias, a partir das 14h. Em exposição, equipamentos para combater incêndios florestais, utilizados pelos brigadistas do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA).
No sábado, às 15h, na entrada da cidade, haverá a Blitz Ecológica, com distribuição de mudas de plantas nativas, orientações para o descarte correto do lixo e informações sobre o Festival ao som de muito jazz.
E no domingo, às 9h da manhã, acontecerá um Mutirão de Limpeza no Pico Alto, ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude, localizado a 13 Km do Centro de Guaramiranga.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O 26º Festival Jazz & Blues
Com shows, bate-papos com atrações, oficinas, seminários e ações ambientais, o 26º Festival Jazz & Blues será aberto na sexta-feira, 28 de fevereiro, seguindo até terça-feira de Carnaval, 04 de março, em Guaramiranga, e no domingo, 02 de março, também em Fortaleza. São 17 atrações cearenses, nacionais e internacionais, somando 19 shows, além de apresentações de alunos e professores do Música é para a Vida, projeto de formação do Festival.
O 26º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação, com apoio cultural da Enel Distribuição e Cegás, patrocínio do Instituto Cultural Vale, do Banco do Nordeste e da Casa Pio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará e Instituto Mirante. Festival Integrante da Rede FACE.
Leia também | Loteria Aldeota comemora 1º lugar no Brasil por 5 anos consecutivos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<