O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, considera que o circuito de exposições agropecuárias a ocorrer no estado será uma oportunidade para “mostrar a pujança do agronegócio” no Ceará. A declaração foi feita durante entrevista aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Fernanda de Castro, na Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta terça-feira (25).
Ele detalha que o circuito terá oito etapas, passando pelos municípios de Fortaleza, Sobral, Crato, Tauá e Brejo Santo, entre outros. A finalização ocorrerá na capital cearense, na Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Amílcar pontua que as exposições agropecuárias no Ceará eram feitas de modo desordenado e que o projeto tenta organizar essas iniciativas. Segundo ele, cada etapa terá cerca de R$ 100 mil em prêmios. “Os produtores vão levar os animais para expor e os melhores animais serão premiados”, conta. “O Ceará tem tradição de criação de animais, muitas raças nasceram no Ceará. Foi feita a maior raça de ovelha do Brasil, Santa Inês, nasceu no Ceará, em 1992. Temos expertise na criação.”
A iniciativa é feita com apoio do senador Cid Gomes (PSB), que está destinando R$ 800 mil em emenda ao Orçamento da União para custear o projeto. A iniciativa também contará com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além de parcerias com associações de criadores do Ceará.
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O projeto contempla municípios do Cariri, Inhamuns, Jaguaribe, Sertão Central, Noroeste cearense e região Norte, além da capital cearense, que receberá o encerramento do projeto.
Reunião com Cid
Cid e Amílcar se reuniram sobre o tema ainda este mês, no último dia 6. Durante o encontro, Amílcar Silveira destacou a relevância da iniciativa: “O desafio do cearense é sempre assim, senador, vamos fazer o maior circuito de exposição do Nordeste, com a premiação, graças à sua ajuda”, pontuou o presidente da Faec, na ocasião.
O senador, por sua vez, destacou o papel do setor primário na economia cearense. “O setor primário é o mais desafiador para quem quer um Ceará mais justo. Então, promover e concentrar esforços para que regiões do Estado possam fazer eventos que atraiam e demonstrem nosso potencial é fundamental”, afirmou.
Leia também | Elmano envia projeto para atualizar piso salarial dos agentes comunitários de saúde no Ceará