Ícone do site Portal GCMAIS

Economia do Ceará cresce 5,5% em 2024 e atinge maior alta em 14 anos

Economia do Ceará cresce 5,5% em 2024 e atinge maior alta em 14 anos

Foto: Carlos Gibaja / Casa Civil

A economia do Ceará registrou um crescimento de 5,5% em 2024, o maior dos últimos 14 anos, consolidando o estado como a terceira economia que mais cresceu no Brasil no período. O Ceará ficou atrás apenas de Santa Catarina (5,7%) e Pará (5,6%), segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

O resultado superou a média nacional de 3,8% e também se destacou em relação às demais regiões do país: Norte (4,8%), Nordeste (4,0%), Sudeste (3,2%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (2,9%). O desempenho cearense também ultrapassou o crescimento de estados como São Paulo (3,8%), Minas Gerais (3,0%), Pernambuco (4,7%) e Bahia (3,1%).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Economia do Ceará cresce 5,5% em 2024

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o crescimento é reflexo das políticas do governo estadual voltadas para atração e manutenção de investimentos.

“O Governo do Ceará, sob a liderança do governador Elmano, tem feito um importante trabalho na atração e manutenção de investimentos, impactando diretamente nesse crescimento. Em 2024, por meio de incentivos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), foram atraídas 29 novas empresas e viabilizada a ampliação de cinco grandes empreendimentos. Juntos, esses investimentos somam mais de R$ 1,1 bilhão e vão gerar mais de 7.400 novos empregos para o nosso estado”, destacou Serpa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Indústria e infraestrutura impulsionam crescimento

O setor industrial cearense teve papel de destaque nesse avanço econômico, fechando 2024 com um crescimento de 6,9%, o maior dos últimos 11 anos. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, os números refletem o impacto das políticas estaduais de incentivo à indústria.

“O ano de 2024 foi muito positivo para a indústria cearense. Fechamos com crescimento de 6,9%, impulsionado por setores incentivados pelo governo. Além disso, registramos um aumento de 13% nas movimentações do Porto do Pecém e 6% no número de novas empresas abertas. Esses são exemplos do impacto positivo das políticas de desenvolvimento no estado”, afirmou o secretário.

Sobre o IBCR

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador do Banco Central que mede o desempenho da economia em diferentes estados e regiões do país. O índice incorpora informações dos setores agropecuário, industrial, de serviços e comércio, com base em pesquisas mensais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também | Estudantes do 3º ano já podem sacar R$ 1.000; veja quem tem direito e calendário de pagamentos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile