NOVO BOLETIM

Papa Francisco segue em estado crítico, mas sem novas crises respiratórias, diz Vaticano

Ainda nesta terça-feira, a Santa Sé informou que Francisco, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital

Compartilhe:
25 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

O Vaticano informou nesta terça-feira (25) que o estado de saúde do papa Francisco continua crítico, mas estável, sem novos episódios de crise respiratória. Segundo a Santa Sé, o pontífice retomou parcialmente suas atividades na segunda-feira (24), incluindo reuniões e conversas por telefone. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, ele mantém contato regular com o pároco de Gaza.

Papa Francisco segue em estado crítico, mas sem novas crises respiratórias, diz Vaticano
Foto: Reprodução

“O estado clínico do Santo Padre permanece crítico, mas estável. Não houve episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos seguem estáveis. No início da noite, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada programada para monitoramento radiológico da pneumonia bilateral. O prognóstico segue reservado. Pela manhã, após receber a Eucaristia, retomou suas atividades de trabalho”, informou o boletim médico oficial do Vaticano.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ainda nesta terça-feira, a Santa Sé informou que Francisco, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital. Durante o encontro, realizado na segunda-feira (24), ele deliberou sobre candidatos à santidade e aprovou decretos para cinco beatificações e duas canonizações. A reunião contou com a presença do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Paroline, e do vice-secretário, Edgar Peña Parra.

Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, após um episódio de bronquite que evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões. No sábado (22), o Vaticano adotou um tom mais grave ao informar que o papa sofreu uma crise asmática prolongada, precisando de terapia de oxigênio de alto fluxo e de uma transfusão de sangue.

Na segunda-feira (24), a Santa Sé relatou uma “ligeira melhora” no quadro de saúde do pontífice e afirmou que uma leve insuficiência renal detectada no fim de semana “não era motivo de preocupação”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A pneumonia dupla, diagnosticada em Francisco, é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar os dois pulmões, comprometendo a respiração. O Vaticano descreveu a infecção como “complexa”, causada por múltiplos micro-organismos.

Desde que assumiu o papado em 2013, Francisco enfrenta desafios de saúde frequentes. Ele é particularmente vulnerável a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido. Nos últimos dois anos, sua saúde tem se mostrado mais frágil, resultando em internações e dificuldades de locomoção.

A expectativa agora é pelo acompanhamento contínuo da evolução de seu quadro clínico. O Vaticano mantém o prognóstico reservado e seguirá divulgando atualizações sobre o estado de saúde do pontífice.

Leia também | Sine Municipal oferta 1.500 vagas de emprego em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.