Ícone do site Portal GCMAIS

Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária defende retomada de uma classe média rural no Ceará

Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária defende retomada de uma classe média rural no Ceará

Foto: Reprodução

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, defende que o Ceará consiga retomar uma classe média rural, por meio da agropecuária. A declaração foi feita durante entrevista aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Fernanda de Castro, na Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta terça-feira (25).

Ele destaca que o setor é pujante no estado e que segue crescendo. “Somos mais de 2 milhões de pessoas nas áreas rurais”, destaca, pontuando, porém, que a população que habitava nesses locais foi pouco a pouco minguando, transferindo-se para as grandes cidades. “Estamos tentando resgatar, não é necessário que um ciclo econômico se destrua para começar outro. Podemos conviver com isso, inclusive aumentando a oferta de renda no interior, e o agronegócio é quem pode fazer isso.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária defende retomada de uma classe média rural no Ceará


Na ocasião, Amílcar destacou ainda a força do setor inclusive em momentos de crise, como na pandemia da covid-19. “Imagina você numa pandemia e faltar alimentos aqui. Não houve isso em dia nenhum. Então, graças a alguns agricultores de outros estados e também daqui, que produziram e levaram alimentos na mesa do fortalezense. Só para relatar: mais ou menos 50% dos alimentos colocados na mesa do fortalezense – na verdade são 52 – são feitos por cearense e 48% são de outros estados. Então nós ainda temos uma perspectiva ainda de produzir muito na mesa de fortalezense.”

Circuito de exposições agropecuárias

Publicidade

Na mesma entrevista, Amílcar Silveira falou ainda sobre o circuito de exposições agropecuárias que está sendo articulado no Ceará. Ele detalha que o circuito terá oito etapas, passando pelos municípios de Fortaleza, Sobral, Crato, Tauá e Brejo Santo, entre outros. A finalização ocorrerá na capital cearense, na Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece).

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Amílcar pontua que as exposições agropecuárias no Ceará eram feitas de modo desordenado e que o projeto tenta organizar essas iniciativas. Segundo ele, cada etapa terá cerca de R$ 100 mil em prêmios. “Os produtores vão levar os animais para expor e os melhores animais serão premiados”, conta. “O Ceará tem tradição de criação de animais, muitas raças nasceram no Ceará. Foi feita a maior raça de ovelha do Brasil, Santa Inês, nasceu no Ceará, em 1992. Temos expertise na criação.”

A iniciativa é feita com apoio do senador Cid Gomes (PSB), que está destinando R$ 800 mil em emenda ao Orçamento da União para custear o projeto. A iniciativa também contará com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além de parcerias com associações de criadores do Ceará.

Leia também | Elmano envia projeto para atualizar piso salarial dos agentes comunitários de saúde no Ceará

Sair da versão mobile