O volume equivale a 27 caminhões caçamba de lixo descartado irregularmente na rede de esgoto
216 toneladas de lixo foram removidas da rede de esgoto de Fortaleza em 2024
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará removeram 216 toneladas de resíduos do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza ao longo de 2024. O volume equivale a 27 caminhões caçamba de lixo descartado irregularmente na rede de esgoto. Nos municípios atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP), o total retirado no ano ultrapassa 320 toneladas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Somente em janeiro de 2025, foram removidas 6,6 toneladas de resíduos na capital. A Cagece, por meio da Ambiental Ceará, realiza a limpeza preventiva de forma contínua e alerta a população sobre a importância do uso correto do sistema de esgoto.
De acordo com Paulo Henrique, gerente da Unidade de Negócio de Parceria da Região Metropolitana de Fortaleza Norte da Cagece, a rede de esgoto deve receber apenas águas residuais domésticas. “O descarte inadequado compromete o funcionamento do sistema, provocando extravasamentos, mau cheiro e impactos ambientais”, ressalta.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre os itens mais encontrados nas estações de esgoto estão preservativos, fraldas, sacolas plásticas, papel, restos de tecidos e até pedaços de árvores. Segundo Marco Aurélio Assoni, gerente de Operações da Ambiental Ceará, esses materiais obstruem bombas e equipamentos, podendo causar falhas no sistema e extravasamentos.
Outra prática prejudicial é o descarte de óleo de cozinha e gorduras na rede de esgoto, especialmente por estabelecimentos sem caixa de gordura. “A instalação da caixa de gordura é essencial para evitar o acúmulo de óleo nas tubulações”, reforça Paulo Henrique.
Para um descarte sustentável, a orientação é armazenar o óleo usado em recipientes com tampa e encaminhá-lo para ecopontos que realizam a reciclagem.
Leia também | Licenciamento 2025: veja prazos, valores e como emitir o boleto no Ceará

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Confira como será o funcionamento do Complexo Gastronômico da Sabiaguaba no Carnaval

Vila Azul do Mar realiza Carnaval com programação gratuita; confira as atrações

INSS altera atendimento durante o Carnaval; veja o que muda
