Ícone do site Portal GCMAIS

216 toneladas de lixo foram removidas da rede de esgoto de Fortaleza em 2024

216 toneladas de lixo foram removidas da rede de esgoto de Fortaleza em 2024

Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará removeram 216 toneladas de resíduos do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza ao longo de 2024. O volume equivale a 27 caminhões caçamba de lixo descartado irregularmente na rede de esgoto. Nos municípios atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP), o total retirado no ano ultrapassa 320 toneladas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Somente em janeiro de 2025, foram removidas 6,6 toneladas de resíduos na capital. A Cagece, por meio da Ambiental Ceará, realiza a limpeza preventiva de forma contínua e alerta a população sobre a importância do uso correto do sistema de esgoto.

De acordo com Paulo Henrique, gerente da Unidade de Negócio de Parceria da Região Metropolitana de Fortaleza Norte da Cagece, a rede de esgoto deve receber apenas águas residuais domésticas. “O descarte inadequado compromete o funcionamento do sistema, provocando extravasamentos, mau cheiro e impactos ambientais”, ressalta.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Publicidade

Entre os itens mais encontrados nas estações de esgoto estão preservativos, fraldas, sacolas plásticas, papel, restos de tecidos e até pedaços de árvores. Segundo Marco Aurélio Assoni, gerente de Operações da Ambiental Ceará, esses materiais obstruem bombas e equipamentos, podendo causar falhas no sistema e extravasamentos.

Outra prática prejudicial é o descarte de óleo de cozinha e gorduras na rede de esgoto, especialmente por estabelecimentos sem caixa de gordura. “A instalação da caixa de gordura é essencial para evitar o acúmulo de óleo nas tubulações”, reforça Paulo Henrique.

Para um descarte sustentável, a orientação é armazenar o óleo usado em recipientes com tampa e encaminhá-lo para ecopontos que realizam a reciclagem.

Leia também | Licenciamento 2025: veja prazos, valores e como emitir o boleto no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile