ESTUDO DO IPECE

Sobral, Eusébio e Marco lideram ranking com melhor Índice de Desenvolvimento do Ceará em 2022

O ranking também inclui Aracati, Jaguaribe, Alcântaras, Horizonte, Fortaleza, Tauá e Novas Russas entre os dez primeiros

Compartilhe:
26 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Sobral, Eusébio e Marco são os três municípios mais bem posicionados no Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) de 2022, conforme o estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O ranking também inclui Aracati, Jaguaribe, Alcântaras, Horizonte, Fortaleza, Tauá e Novas Russas entre os dez primeiros.

Sobral, Eusébio e Marco lideram ranking com melhor Índice de Desenvolvimento do Ceará em 2022
Foto: Aprece

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Entre 2019 e 2022, o IDM global dos municípios cearenses registrou uma evolução contínua, passando de 0,5042 para 0,5703, refletindo uma tendência de melhora no desenvolvimento. Embora Sobral tenha se destacado como o município de melhor desempenho, a taxa de variação do IDM no período foi negativa, com uma queda de 2,01%.

Por outro lado, os municípios com os piores desempenhos em 2022, conforme o IDM Global, foram Apuiarés, Monsenhor Tabosa, Chaval, Paramoti, São João do Jaguaribe, Tarrafas, Umirim, Tururu, Salitre e Missão Velha.

O IDM é calculado com base em 30 indicadores distribuídos por quatro dimensões: Ambiental, Economia, Social e Governança Pública. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho do município.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

O estudo revela uma mudança significativa na distribuição dos municípios nas classes de desenvolvimento. Em 2019, 98 municípios estavam na classe “até 0,500”, mas esse número caiu para 19 em 2022. No mesmo período, a classe “De 0,501 até 0,600” passou de 78 para 104 municípios, e a classe “De 0,601 até 0,700” teve um crescimento expressivo, saltando de 14 para 58 municípios.

A análise das dimensões do IDM aponta que a maior contribuição para o crescimento do índice veio da dimensão Economia, que apresentou uma taxa de variação de 22,59% entre 2019 e 2022. A dimensão Social, apesar de ter a menor variação (8,74%), manteve o maior valor médio, destacando-se nas áreas de educação, saúde e segurança pública. A dimensão Ambiental, por sua vez, registrou um crescimento de 11,61%, enquanto a Governança Pública teve uma variação de 9,19%, com melhorias na gestão pública, como eficiência fiscal e maior transparência.

O crescimento geral do IDM foi de 13,11%, impulsionado principalmente pelos avanços econômicos. O estudo sugere que políticas públicas focadas no dinamismo produtivo local e na geração de emprego e renda foram fatores-chave para esse progresso.

Índice de Desenvolvimento do Ceará

O IDM foi discutido na segunda edição do Ipece em Destaque, evento realizado nesta quarta-feira (26), no auditório do Ipece, com a participação de representantes de órgãos públicos, universidades, entidades privadas, estudantes e jornalistas. O estudo, coordenado pelos professores Ricardo Pereira e Fábio Montenegro, contou com uma equipe de especialistas em políticas públicas.

O IDM é uma ferramenta importante para avaliar o desenvolvimento dos municípios cearenses e subsidia a gestão pública, ajudando na formulação de políticas públicas mais eficientes e na alocação otimizada de recursos.

Leia também | Ceará: número de turistas internacionais no mês de janeiro dobra em dois anos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.