Ícone do site Portal GCMAIS

Carnaval em Fortaleza promete ser marcado por chuvas intensas e maré alta, alertam previsões

Carnaval em Fortaleza promete ser marcado por chuvas intensas e maré alta, alertam previsões

Foto: Marciel Bezerra/Funceme

Fortaleza tem previsão de chuvas intensas e maré alta durante o período do Carnaval de 2025, segundo os últimos boletins do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Tábua das Marés 2025 do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Com o feriado se aproximando, moradores e turistas devem estar atentos às condições climáticas, que poderão afetar as festas e atividades à beira-mar.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A previsão do CHM aponta que as marés em Fortaleza podem atingir níveis preocupantes durante o Carnaval. Na Praia do Mucuripe, um dos pontos mais conhecidos da cidade, o pico de maré será registrado já nesta sexta-feira (28), com ondas que devem alcançar até 3,22 metros por volta das 17h08. O fenômeno segue com força no fim de semana, com dois horários críticos no sábado (1º), sendo às 5h36 (3,08m) e às 17h53 (3,22m).

Além disso, no domingo e na segunda-feira, as marés também manterão níveis elevados, com previsão de 3,11 metros às 18h38 no domingo e 3 metros às 7h01 na segunda-feira de Carnaval. Já na terça-feira (4), o cenário é um pouco mais ameno, com a maré alcançando 2,82 metros, ainda assim em níveis elevados para quem estiver nas praias ou praticando esportes aquáticos.

Com relação ao clima, o INMET indica a formação de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o feriado prolongado. As condições climáticas serão desfavoráveis para atividades ao ar livre, especialmente no sábado, domingo e segunda-feira, com maior concentração de chuvas e possíveis trovoadas, especialmente em áreas do litoral de Fortaleza.

Publicidade

De acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a sexta-feira (28) deve começar com céu nublado a parcialmente nublado e chuvas esparsas, acompanhadas de trovoadas em diversas macrorregiões do Ceará. Já na manhã de sábado (1º), a chuva será mais intensa na faixa litorânea, e as chuvas isoladas devem atingir regiões como o Maciço de Baturité, o Litoral do Pecém e até mesmo o Sertão Central.

A tendência de chuvas também se mantém no sábado à tarde, com a possibilidade de chuvas isoladas no Litoral Norte, Sertão Central e Ibiapaba, além de uma alta probabilidade de precipitações na região da Jaguaribana e Maciço de Baturité. Já no domingo, a Funceme prevê uma leve diminuição na intensidade das chuvas à noite, mas ainda com chuvas isoladas em áreas como o Litoral Norte e Ibiapaba.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar da previsão de tempo instável, as autoridades locais pedem que a população siga as orientações de segurança, especialmente em relação ao litoral, onde as ondas podem gerar risco para banhistas e praticantes de esportes aquáticos. Também é importante que os foliões fiquem atentos às condições meteorológicas para evitar imprevistos durante as comemorações.

Leia também | Ceará tem maior probabilidade de chuvas entre março e maio, aponta Funceme

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile