às 11h

Fortaleza registra 74,2 milímetros de chuva desde a meia-noite desta sexta-feira (28)

As chuvas têm causado uma série de transtornos na cidade, causando alagamentos em vias, residências e até unidades hospitalares

Compartilhe:
28 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Fortaleza registrou 74,2 milímetros de chuva nesta sexta-feira (28), entre meia-noite e 11h da manhã. Os dados são disponibilizados pelo sistema de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado em tempo real. O número diz respeito ao posto da Fundação localizado no Itaperi.

Fortaleza registra 74,2 milímetros de chuva desde a meia-noite desta sexta-feira (28)
Foto: Luís Guilherme / Governo do Ceará

Ainda segundo a Funceme, na última hora (entre 10h e 11h) foram registrados 0,6 milímetros de chuva na cidade. A umidade do ar, registrada no momento, é de 96,8%, com temperatura mínima de 24°C e máxima de 25°C.

No registro de 24 horas, que leva em conta o período completo das 7h da quinta-feira (27) até as 7h da manhã desta sexta (28), Fortaleza registrou 178,2 milímetros de chuva, o maior número do estado para o período. Em seguida, aparecem Caucaia (149,8 mm), Beberibe (144,8 mm), Icó (130 mm), Morada Nova (130 mm), Maranguape (120 mm) e Aquiraz (118 mm).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As chuvas têm causado uma série de transtornos na cidade, causando alagamentos em vias, residências e até unidades hospitalares, afetando ainda a circulação de voos no Aeroporto Pinto Martins.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)


Frotinha de Messejana

O hospital Frotinha de Messejana registrou vários pontos de alagamento, em Fortaleza, após a forte chuva na noite desta quinta-feira. Em vídeos que circulam nas redes, é possível ver várias goteiras dentro da unidade de saúde, inclusive em meio a ligações elétricas, saindo das lâmpadas de luz.

Alagamentos em vias

O temporal causou alagamentos em diversas ruas da Capital, especialmente na região da Grande Messejana. A água da chuva invadiu ruas e imóveis, criando dificuldades para motoristas. A TV Cidade Fortaleza percorreu os pontos mais afetados e registrou a situação de caos nas Avenidas Jornalista Tomás Coelho e José Hipólito, que ficaram tomadas pela água, deixando carros atolados, especialmente nas proximidades do terminal e da lagoa de Messejana.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro Passaré, motoristas optaram por retornar de marcha a ré devido à insegurança em trafegar em direção à Arena Castelão durante a forte chuva. Postos de combustíveis ficaram superlotados por motoristas e motociclistas buscando abrigo da tempestade. A equipe de reportagem da TV Cidade flagrou ainda veículos danificados, com para-choques e placas sendo perdidos devido às condições adversas nas vias.

Aeroporto

Além dos transtornos nas vias, a tempestade também impactou a operação no Aeroporto Pinto Martins. O voo G37737, vindo de Orlando (EUA) com destino a Fortaleza, foi redirecionado para Natal (RN). Outro voo, proveniente de Brasília, ficou realizando voltas sobre a região sem conseguir pousar, conforme monitoramento em tempo real do site Flight Radar 24h. A Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, informou que a decisão de pouso ou não cabe exclusivamente ao piloto, que deve avaliar a segurança com base no treinamento e nas características da aeronave.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Previsão

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para a sexta-feira (28) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas esparsas e trovoadas em diversas macrorregiões do Ceará. Para o sábado (1º), a chuva deve ser mais intensa, especialmente na faixa litorânea, e as chuvas isoladas se estendem até o Sertão Central e o Maciço de Baturité.

A previsão de chuvas continua no sábado à tarde, com possibilidade de precipitações no Litoral Norte, Sertão Central e Ibiapaba, além de alta probabilidade de chuva na região da Jaguaribana. No domingo, há uma leve diminuição na intensidade das chuvas, mas o tempo instável deve seguir, com chuvas isoladas.

Leia também | Ceará tem maior probabilidade de chuvas entre março e maio, aponta Funceme

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.