Ícone do site Portal GCMAIS

Região Metropolitana de Fortaleza concentra maiores chuvas do Ceará no mês de fevereiro

Região Metropolitana de Fortaleza concentra maiores chuvas do Ceará no mês de fevereiro

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tiveram as maiores chuvas do Ceará, durante o mês de fevereiro de 2025, conforme monitoramento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Até as 11h10 desta sexta-feira (28), a capital cearense registrava a maior média entre todos os municípios cearenses, com 476,2 milímetros observados – equivalente a um desvio positivo de 187,2% frente à média histórica registrada para o mês de fevereiro, na cidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Região Metropolitana de Fortaleza concentra maiores chuvas do Ceará no mês de fevereiro

Também são destaques, em meio a isso, os municípios de Caucaia (463,7 mm), Pindoretama (446 mm), Maracanaú (430 mm), Pacatuba (412,2 mm), Aquiraz (392,1 mm), Maranguape (372,6 mm) e Eusébio (369 mm).

Por outro lado, municípios da região do Cariri e do sul do estado tiveram registros de chuva abaixo da média do mês. As menores precipitações médias de fevereiro foram registradas em Abaiara (12 mm), Porteiras (13,6 mm), Barro (31,1 mm), Brejo Santo (36,4 mm), Milagres (36,4 mm), Juazeiro do Norte (37 mm), Missão Velha (38,3 mm) e Barbalha (39,5 mm).

Publicidade

Últimas 24 horas

Conforme a Funceme, choveu em ao menos 156 municípios cearenses no período de 24 horas entre as 7h desta quinta-feira (27) e as 7h da manhã desta sexta-feira (28). O número diz respeito a consulta feita no sistema da Fundação às 11h18 – os dados são atualizados em tempo real, de modo que o número tende a aumentar ao longo do dia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Previsão

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para a sexta-feira (28) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas esparsas e trovoadas em diversas macrorregiões do Ceará. Para o sábado (1º), a chuva deve ser mais intensa, especialmente na faixa litorânea, e as chuvas isoladas se estendem até o Sertão Central e o Maciço de Baturité.

A previsão de chuvas continua no sábado à tarde, com possibilidade de precipitações no Litoral Norte, Sertão Central e Ibiapaba, além de alta probabilidade de chuva na região da Jaguaribana. No domingo, há uma leve diminuição na intensidade das chuvas, mas o tempo instável deve seguir, com chuvas isoladas.

Leia também | Ceará tem maior probabilidade de chuvas entre março e maio, aponta Funceme

Sair da versão mobile