Empresas e instituições financeiras tiveram até o final de fevereiro para enviar os informes de rendimentos aos contribuintes
Imposto de Renda 2025: prazo para envio de declarações deve começar em 17 de março
O prazo para o envio das declarações do Imposto de Renda 2025 está prestes a começar, com expectativa de início em 17 de março e término em 31 de maio, tomando como base o ano anterior. A Receita Federal ainda não divulgou oficialmente as regras atualizadas para o IR deste ano.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Empresas e instituições financeiras tiveram até o final de fevereiro para enviar os informes de rendimentos aos contribuintes. Esses documentos são essenciais para o preenchimento da declaração, pois detalham os valores recebidos e descontados para a Previdência Social e o IR na fonte. Durante o prazo do Imposto de Renda 2025, os contribuintes devem entregar a documentação referente ao ano passado.
A cada ano, cresce o número de pessoas que optam pela declaração de Imposto de Renda “pré-preenchida”, uma modalidade que facilita o processo ao importar automaticamente diversos dados do contribuinte, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Essas informações são extraídas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e de documentos fornecidos por fontes pagadoras, imobiliárias e prestadores de serviços médicos, entre outros. Para acessar essa funcionalidade, é necessário possuir uma conta no portal Gov.br, nos níveis prata ou ouro.
Para evitar problemas e atrasos, é importante que os contribuintes comecem a se preparar desde já. Isso inclui reunir documentos como holerites, informes de rendimentos e comprovantes de despesas médicas ou educacionais.
Veja a seguir quais documentos devem ser separados
Informes de Rendimentos
• Bancos e instituições financeiras, inclusive corretora de valores
• Salários
• Pró-labore
• Distribuição de Lucros
• Pensão
• Aposentadoria
• Aluguéis móveis e imóveis recebidos
• Programas fiscais (Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Paulistana, dentre outros)
• Juros sobre Capital Próprio
• Previdência Privada
Comprovante e controles de recebimentos
• Doações
• Heranças
• Livro Caixa e Darfs de Carnê-Leão
• Resgate de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
• Seguro de vida
• Indenizações
• Acordos com redução de dívidas
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Informes de pagamentos
• Assistência médica
• Assistência odontológica
• Seguro saúde (médico e odontológico)
• Reembolso realizado por seguro saúde ou odontológico
• Escolas (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.)
• Previdência privada
Na ausência dos informes de pagamentos acima, haverá a necessidade de se juntar todos os comprovantes de pagamentos (notas fiscais, recibos, boletos e outros)
Comprovantes pagamentos e deduções efetuadas
• Comprovante de pagamento de previdência social
• Recibos de doações efetuadas
• Recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços a pessoas físicas e jurídicas ainda que não sejam dedutíveis do imposto devido
• Comprovantes de pagamentos com gastos com profissionais na área da saúde, tais como: médicos de qualquer especialidade; dentistas; psicólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; fonoaudiólogos; exames laboratoriais; exames radiológicos aparelhos ortopédicos; próteses ortopédicas (pernas e braços mecânicos); próteses dentárias; cadeiras de rodas; andadores ortopédicos; assistência médica ou seguro saúde; assistência odontológica; palmilhas e calçados ortopédicos (e qualquer outro aparelho ortopédico destinado à correção de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulações)
• Comprovante de pagamento com despesas com internação, cirurgias (ainda que forem para fins estéticos)
Comprovantes de bens e direitos
• Notas fiscais ou recibos de venda, compra e permuta de bens e direitos (automóveis, motocicletas, aeronaves, embarcações, imóveis, títulos associativos etc.)
• Notas fiscais e recibos que comprovam a construção, reforma e ampliação de bens móveis e imóveis
• Contratos de empréstimos efetuados para terceiros (controle do saldo em 31/12/2023)
• Demonstrativo contemplando o saldo de ações (por ativo) em 31/12/2023 apurados a custo médio
• Demonstrativo contemplando o saldo de criptoativos (por ativo) em 31/12/2023 apurados a custo médio
• Demonstrativo contemplando o saldo ETFs (por ativo) em 31/12/2023 apurados a custo médio
• Demonstrativo contemplando o saldo de moedas estrangeira (por moeda) em 31/12/2023 apurados a custo médio
Leia também | Alunos de escolas católicas em Fortaleza se unem em oração pela recuperação do Papa Francisco
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Saiba quando cai o pagamento do INSS em março de 2025 para quem ganha mais de um salário mínimo

Aneel anuncia bandeira tarifária verde no mês de março, sem custo extra

Governo Lula publica medida provisória que libera saldo retido do FGTS
