Para calcular o Imposto de Renda de quem recebe R$ 3.000 mensais, é necessário considerar a tabela progressiva do IR 2025, que define alíquotas e descontos conforme a faixa salarial.
Para determinar o valor devido, é necessário considerar descontos obrigatórios como INSS e eventuais deduções. Supondo que o salário líquido, após esses descontos, seja R$ 2.640, a alíquota aplicável será de 15%, com uma parcela a deduzir de R$ 381,44.
As regras para a declaração do Imposto de Renda deste ano seguem sem alterações em relação ao ano anterior.
Confira as faixas de tributação:
Faixa Base de Cálculo Alíquota Parcela a Deduzir 1 Até R$ 2.259,20 Isento - 2 De R$ 2.259,21 a R$ 2.828,65 7,5% R$ 169,44 3 De R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05 15% R$ 381,44 4 De R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68 22,5% R$ 662,77 5 Acima de R$ 4.664,68 27,5% R$ 896,00>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Quem ganha R$ 3.000 por mês paga quanto de Imposto de Renda?
O governo discute a possibilidade de aumentar a faixa de isenção para rendimentos mensais de até R$ 3.036, o que poderia beneficiar trabalhadores nessa faixa salarial. No entanto, a proposta ainda não foi aprovada.
Atualmente, quem recebe R$ 3.000 por mês tem um desconto mínimo de Imposto de Renda, de R$ 14,56 mensais, devido às deduções permitidas. No entanto, mudanças na tabela do IR podem impactar esse cálculo futuramente, sendo importante acompanhar atualizações sobre isenções e faixas de tributação.
Leia também| Qual o valor mínimo para declarar Imposto de Renda em 2025? Veja quando começa a declaração




