FENÔMENO ASTRONÔMICO

Que dia vai ser a “Lua de Sangue” em 2025? Saiba tudo sobre o eclipse lunar

O eclipse lunar que será visto essa semana também é conhecido como “Lua de Sangue”

Compartilhe:
10 de março de 2025
Portal GCMAIS

O eclipse lunar total de março de 2025 será visível em toda a América Latina, incluindo o Brasil. O fenômeno poderá ser visto também do Pacífico, das Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental. Diferentemente dos eclipses solares, os eclipses lunares podem ser observados a olho nu sem risco para a visão. Para uma experiência ainda mais especial, binóculos e telescópios podem ajudar a visualizar melhor os detalhes da superfície lunar durante o fenômeno. Veja a seguir a data e o horário que será possível ver o eclipse lunar de 2025 no Brasil.

Que dia vai ser a “Lua de Sangue” em 2025? Saiba tudo sobre o eclipse lunar
Foto: NASA

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Eclipse lunar de 2025, a “Lua de Sangue”

O eclipse lunar conhecido como “Lua de Sangue” ocorrerá na madrugada de 13 para 14 de março de 2025. O fenômeno, que deixará a Lua com tons avermelhados, poderá ser visto do Pacífico, das Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental124

Horários do eclipse lunar de março de 2025

00h57 (horário de Brasília): Começo do eclipse penumbral

02h09 (horário de Brasília): Começo do eclipse parcial

03h25 (horário de Brasília): Começo da totalidade do eclipse, quando a Lua assume um tom avermelhado

04h31 (horário de Brasília): Encerramento da totalidade

05h47 (horário de Brasília): Fim do eclipse parcial, mas a Lua ainda estará na penumbra

07h (horário de Brasília): Fim do eclipse penumbral

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O eclipse lunar total de março de 2025 é um evento astronômico em que a Lua passa pela sombra da Terra, o que faz com que a Lua adquira uma tonalidade avermelhada. Isso ocorre porque a luz solar é filtrada pela atmosfera da Terra e os comprimentos de onda mais curtos, como o azul, são dispersos, enquanto a luz vermelha atinge a Lua. Este efeito é semelhante ao que acontece durante o pôr do sol. A fase total do eclipse deverá durar cerca de uma hora e cinco minutos.

Para uma experiência ideal, recomenda-se afastar-se de luzes artificiais e procurar lugares mais escuros, como estradas, praias e campos. Não é necessário nenhum equipamento especial para observar o eclipse lunar. Diferentemente dos eclipses solares, os eclipses lunares podem ser observados a olho nu sem risco para a visão. Binóculos e telescópios podem ajudar a visualizar melhor os detalhes da superfície lunar durante o fenômeno.

Próximos eclipses 

No dia 7 de setembro de 2025, outro eclipse lunar total será visível na Europa, África, Ásia e Austrália. Este eclipse não será visto no Brasil. O fenômeno começará um pouco antes das 17h27, atingindo seu ponto máximo às 19h11 (horário local). No horário de verão, a Lua nascerá às 19h35 e se pôr às 6h14.

Além dos eclipses lunares, também ocorrerão dois eclipses solares parciais em 2025. O primeiro acontecerá em 29 de março e será visível em partes do nordeste dos Estados Unidos e Canadá, bem como na Groenlândia, Islândia e partes da Europa e noroeste da África. O segundo ocorrerá em 21 de setembro, mas apenas algumas nações na Oceania (incluindo Nova Zelândia, Fiji e uma pequena parte da Austrália) e na Antártida poderão ver o espetáculo.

Leia também | Quais são os eclipses de 2025? Eclipse lunar ocorre nesta sexta-feira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.