A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abriu o período de inscrição para o vestibular da instituição de ensino, referente ao período 2025.2. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março, exclusivamente pela internet.
As provas da primeira fase acontecerão no dia 27 de abril de 2025. Já as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 25 e 26 de maio, domingo e segunda-feira, respectivamente. Estão sendo ofertadas 2.258 vagas, das quais 1.224 são para os cursos de Fortaleza e 1.034 vagas para os cursos no interior do estado, nos municípios de Aracati, Canindé, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim e Tauá.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As inscrições e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) poderão ser gerados até às 17h do dia 28 de março. O DAE tem vencimento para o dia 31 de março de 2025, data final em que o candidato deverá realizar o pagamento, no valor de R$ 160 (valor para pagamento integral).
No ato da inscrição, o candidato deve indicar curso e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.
As provas da primeira fase são sobre Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, composta pelas três áreas de conhecimentos: Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia; Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química; Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A segunda fase é composta por quatro provas, sendo uma de Redação e três Provas Específicas, que mudam de acordo com o curso de opção do candidato. A aplicação das provas da segunda fase ocorrem nos dias 25 e 26 de maio de 2025, respectivamente.
A Uece destina, pelo sistema de cotas, o percentual de 50% das vagas para os estudantes que se encaixarem, simultaneamente, nas seguintes condições: I. ter concluído os três anos do ensino médio regular em escolas públicas municipais, estaduais ou federais localizadas no Estado do Ceará; e II. ser economicamente carente, ou seja, oriundo de família com renda mensal bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo per capita.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Os candidatos que foram contemplados com a isenção devem realizar a solicitação de inscrição também no período até 28 de março. Também nesse período deverá ser enviada a documentação para os candidatos que concorrem às vagas reservadas para o Sistema de Cotas (PcD, preto, pardo, indígena, quilombola e cota social), digitalizada em PDF.
Mais informações podem obtidas no site da CEV (cev.uece.br) ou pelos telefones da CEV (85) 3101-9710 ou 3101-9711.
Leia também | Uece é destaque entre universidades estaduais do Norte e Nordeste no ranking Latino-americano