Áreas sob “perigo potencial” podem registrar chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h
Ceará está sob aviso de chuvas intensas para mais de 160 cidades
O Ceará está em alerta para chuvas intensas até às 10 horas de terça-feira, 18 de março, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo avisos de “perigo” e “perigo potencial” para diversas regiões do estado. A previsão indica acúmulo de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos fortes de até 100 km/h, que podem causar alagamentos, quedas de galhos de árvores, riscos de descargas elétricas e até interrupção no fornecimento de energia.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As áreas afetadas incluem o Norte, Noroeste, Sertões, Jaguaribe, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de Sul e Centro-Sul do estado, impactando um total de 163 cidades. Já as áreas sob “perigo potencial” podem registrar chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, afetando 37 municípios cearenses.
Ceará está sob aviso de chuvas intensas para mais de 160 cidades
O Inmet orienta a população a adotar precauções, como evitar abrigar-se sob árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda de árvores e descargas elétricas. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de chuvas intensas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O tempo instável no Ceará é causado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a formação de chuvas em todas as macrorregiões do estado. O fenômeno, que é predominante entre os meses de fevereiro e maio, provoca a convergência dos ventos alísios e resulta em intensas precipitações, com raios e rajadas de vento. A previsão é de que as chuvas continuem a ocorrer de forma intercalada entre as manhãs e tardes de segunda a quarta-feira, com maiores acumulados no Cariri, Jaguaribana e Litoral de Fortaleza.
Leia também | Nova linha de ônibus começa a operar entre Parangaba e Hospital Universitário do Ceará nesta quarta-feira (19)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Contribuintes já podem acessar dados parciais da declaração pré-preenchida do IR

Fortaleza se torna pactuante do Programa Ceará Sem Fome

Isenção de IR: Lula assina nesta terça (18) projeto de lei que beneficia quem ganha até R$ 5 mil
