ELEIÇÕES

Juazeiro do Norte pode ficar sem 2º turno por ter mais de 4 mil eleitores em situação irregular

De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar.

Compartilhe:
17 de março de 2025
Paulo Martins

Juazeiro do Norte, o maior colégio eleitoral do Cariri, pode ficar sem segundo turno nas eleições de 2026 devido à situação irregular de 4.219 eleitores. Esses cidadãos não votaram nas últimas três eleições e correm o risco de ter o título cancelado, o que pode reduzir o número de eleitores aptos a votar. A informação foi divulgada pelo chefe da Seção de Administração das Unidades de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcel Leonardo.

Juazeiro do Norte pode ficar sem 2º turno por ter mais de 4 mil eleitores em situação irregular
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar. Em fevereiro deste ano, Juazeiro do Norte alcançou essa marca, tornando-se, ao lado de Fortaleza e Caucaia, um dos três municípios cearenses com possibilidade de segundo turno. No entanto, se o número de eleitores aptos cair abaixo do limite devido ao cancelamento de títulos, o município pode perder essa possibilidade.

Para evitar a exclusão do eleitorado, o TRE reforça a importância da regularização até o dia 19 de maio. Aqueles que não justificaram a ausência nas últimas eleições ou não pagaram as multas devem procurar atendimento nos cartórios eleitorais ou no Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte. Além disso, o TRE realiza atendimento itinerante na cidade entre os dias 12 e 21 de março, com uma unidade móvel na Escola Izabel da Luz, no bairro Pirajá, funcionando das 8h às 17h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Durante o atendimento, serão oferecidos serviços como emissão do primeiro título de eleitor, regularização da situação eleitoral, alteração de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral. A regularização é fundamental para que Juazeiro do Norte mantenha seu status de cidade com possibilidade de segundo turno e para garantir a participação democrática dos eleitores no pleito de 2026.

Leia também | Nova linha de ônibus começa a operar entre Parangaba e Hospital Universitário do Ceará nesta quarta-feira (19)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.