Um dos grandes diferenciais do novo hospital é a realização de transplantes, incluindo transplantes de medula óssea e rim
Novo hospital já começa a funcionar com 240 leitos, diz ministro da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou na tarde desta quarta-feira (19) da inauguração do Hospital Universitário do Ceará. Durante o seu discurso, ele afirmou que a unidade já começa a funcionar imediatamente após a cerimônia, já com 240 leitos em pleno funcionamento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Nós vamos começar com 240 leitos funcionando plenamente, já permitir o atendimento de tratamento de câncer, o serviço de cardiologia. Esse hospital vai fazer transplantes que poucos hospitais do Brasil fazem. Aqui vai ter transplante de medula óssea, de rim, e tipo de transplante hepático para crianças que não existe no Nordeste, hospital que faça a quantidade de transplantes que serão feitos aqui”, afirmou.
Um dos grandes diferenciais do novo hospital é a realização de transplantes, incluindo transplantes de medula óssea e rim. Além disso, será o primeiro hospital do estado a oferecer transplante hepático pediátrico entre vivos, um avanço para a saúde infantil no Ceará. “Isso é uma evolução tecnológica muito importante, que vai salvar muitas vidas de crianças. E toda vez que um hospital passa a realizar transplantes, ele se qualifica em todos os aspectos: equipe cirúrgica, UTI, controle de infecção e atendimento em geral”, destacou Padilha.
Ver essa foto no Instagram
Com previsão de ampliação gradual, o hospital deverá oferecer até 40 especialidades médicas em sua plena capacidade, consolidando-se como um referencial na assistência à saúde na região. “Quando estiver operando completamente, esse hospital atenderá dezenas de especialidades e milhares de pacientes. É uma revolução na saúde do Ceará”, afirmou o ministro da Saúde.
Outra grande inovação do Hospital Universitário do Ceará é a integração do fluxo de encaminhamentos para especialidades. Diferente dos modelos tradicionais, onde pacientes frequentemente enfrentam dificuldades e demora para conseguir atendimento especializado, o novo sistema conectará hospitais e unidades de saúde municipais e estaduais, garantindo que os pacientes tenham acesso mais rápido e organizado aos serviços médicos. “Isso é uma mudança muito importante, pois evita a peregrinação dos pacientes e reduz significativamente a demora para os atendimentos”, disse Padilha.
O projeto é fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Estado do Ceará, a bancada federal de deputados e senadores, e o Ministério da Saúde. Além do investimento na infraestrutura do hospital, o governo também implementou uma nova modalidade de financiamento para incentivar a redução do tempo de espera nos atendimentos especializados. Esse modelo será adotado não apenas no novo hospital, mas também no Instituto Doutor José Frota (IJF) e no Hospital da Mulher, fortalecendo a rede de saúde do estado. “Estamos inaugurando não apenas um hospital, mas um novo modelo de financiamento que busca acelerar o atendimento especializado”, explicou o ministro.
Leia também | Hospital Universitário do Ceará é inaugurado e passa a funcionar já nesta quarta-feira (19)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Filhotes de cachorro são resgatados por policiais em Sobral

Juliana Oliveira acusa Otávio Mesquita de estupro durante gravação do ‘The Noite’

Zambelli: ‘Bolsonaro perdeu por outro motivo e não por esse da arma’
