Ícone do site Portal GCMAIS

Chuvas aumentam risco de doenças infecciosas no Ceará; especialistas alertam para prevenção

Chuvas aumentam risco de doenças infecciosas no Ceará; especialistas alertam para prevenção

Foto: Reprodução

Com a intensificação das chuvas no Ceará, cresce a preocupação com o impacto das inundações na saúde da população. Além dos danos materiais, os alagamentos elevam o risco de infecções causadas pelo contato com a água contaminada, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes.

Entre as principais enfermidades associadas às enchentes, especialistas destacam a hepatite A, leptospirose e infecções gastrointestinais. O aumento na proliferação de moscas durante esse período também contribui para a disseminação de agentes infecciosos. Além disso, as arboviroses, como a dengue, continuam sendo uma grande ameaça.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O contato prolongado com água suja pode provocar dermatites e micoses, tornando essencial evitar o contato direto com áreas alagadas sempre que possível.

Moradores de regiões afetadas pelas chuvas relatam dificuldades constantes e preocupação com a saúde. Uma das vítimas afirmou que sua família já sofreu com doenças infecciosas devido às enchentes: “Minha mãe já teve hanseníase por conta do mau cheiro e da água contaminada. Meu irmão, que é acamado, sofre com infecções recorrentes”.

Publicidade

Os problemas de saúde também podem se manifestar de forma indireta, como alergias e dificuldades respiratórias, causadas pelo ambiente úmido e insalubre.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com as fortes chuvas nos municípios do Ceará, especialistas recomendam que a população evite entrar em locais alagados e, ao apresentar algum problema de saúde ou sintomas como febre, diarreia ou mal-estar, busque atendimento médico imediato. Dependendo da gravidade do caso, o atendimento pode ser feito em postos de saúde, UPAs ou hospitais de referência, como o Hospital São José, especializado no tratamento de doenças infecciosas no Ceará.

Diante do cenário atual com fortes chuvas, autoridades de saúde reforçam para a população do Ceará a importância da prevenção, incentivando o uso de botas e luvas ao lidar com água contaminada e reforçando a necessidade de manter a vacinação em dia, especialmente contra a hepatite A.

Leia também | Funcionários e clientes de padaria em Fortaleza são assaltados por dupla em motocicleta

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile