O Brasil continua com o posto de país com maior número de católicos no mundo, com 182 milhões de fiéis – equivalente a 13% do total de católicos no planeta. A informação foi divulgada a partir do Annuario Pontificio 2025 e do Annuarium Statisticum Ecclesiae 2023, conforme o Vaticano.
Ainda nesse contexto, a América é o continente com a maior concentração de católicos, com 47,8% do total mundial. Desses, 27,4% residem na América do Sul. 6,6% estão na América do Norte e os 13,8% restantes na América Central. Na análise proporcional, Argentina, Colômbia e Paraguai se destacam, com mais de 90% da população sendo de católicos.
Mundialmente, a pesquisa indica que o número de católicos no mundo aumentou. Os dados apontam que a população católica cresceu 1,15% entre 2022 e 2023, passando de 1,390 bilhão para 1,406 bilhão.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Brasil segue sendo o país com mais católicos do mundo, com 13% do total de fiéis
Em contraste com a América, a Europa é o continente considerado “menos dinâmico”, com menor crescimento no número de católicos, crescendo apenas 0,2% no período considerado. Itália, Polônia e Espanha possuem uma incidência de católicos superior a 90% da população atual.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Menos padres
Se há mais fiéis nas Américas, por outro lado, o número de padres diminuiu 0,7%, conforme o levantamento. Proporcionalmente, hoje 29,1% dos padres pertencem ao continente americano, enquanto 38,1% são da Europa, 18,2% da Ásia, 13,5% da África e 1,1% da Oceania.
No continente americano, destaca-se o aumento do clero diocesano na América Central e na América Latina no biênio. Na Europa, no entanto, observa-se uma diminuição de 1,6% tanto no total quanto nos componentes individuais (diocesanos e religiosos); a mesma coincidência, embora a diminuição seja menor (-1,0%), é observada na Oceania.
Leia também | Cearense recebe benção do Papa Francisco que apareceu pela primeira vez depois de internado