Ícone do site Portal GCMAIS

Câmara aprova ‘Lei Larissa Manoela’, que limita acesso de pais ao patrimônio dos filhos

Câmara aprova ‘Lei Larissa Manoela’, que limita acesso de pais ao patrimônio dos filhos

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), um projeto de lei que pode restringir o acesso de pais e responsáveis ao patrimônio dos filhos, com supervisão da Justiça. Conhecida como “Lei Larissa Manoela”, a proposta foi inspirada no caso da atriz e segue agora para o Senado.

O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para proteger menores contra abusos na gestão de seus bens, especialmente em casos de artistas, esportistas e outras crianças e adolescentes que gerem renda própria. A medida prevê a obrigatoriedade de prestações de contas a cada dois anos ou quando determinado judicialmente. A Justiça também poderá restringir o acesso dos responsáveis aos recursos para garantir que eles sejam usados em benefício do menor, além de determinar a criação de uma reserva financeira.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A proposta foi apresentada em agosto de 2023 pela deputada Silvye Alves (União-GO), dias após uma reportagem do programa ‘Fantástico’, da TV Globo, trazer à tona as denúncias da atriz Larissa Manoela contra seus pais. Segundo Larissa, que iniciou a carreira aos cinco anos, ela desconhecia os valores que recebia, pois toda a gestão financeira era feita por seus pais. A atriz revelou que, devido a conflitos familiares, decidiu abrir mão de todo o patrimônio acumulado em 18 anos de carreira.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

O caso ganhou repercussão nacional, sobretudo após uma troca de mensagens divulgada pela atriz, em que ela pedia dinheiro ao pai para comprar “um milho, um sorvete e um mate” na praia. A mãe de Larissa, Silvana Taques, negou as acusações, afirmando em entrevista ao programa ‘Fofocalizando’, do SBT, que a filha nunca ficou sem dinheiro: “Você realmente acredita que a Lari não teria dez reais para comprar milho? Você acha que alguém acredita nisso de verdade?”.

A proposta agora será analisada pelo Senado. Caso aprovada, a lei poderá representar um avanço na proteção patrimonial de menores que trabalham e geram renda própria, evitando casos de exploração financeira por parte de seus responsáveis legais.

Leia também | Nova Imagem de Padre Cícero e Monsenhor Murilo é inaugurada em Maracanaú

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile