RISCO DE QUEIMADURAS GRAVES

Caravelas-portuguesas assustam banhistas e exigem cuidados na Praia do Futuro

Especialistas alertam que a principal forma de evitar acidentes é manter distância desses organismos

Compartilhe:
27 de março de 2025
Portal GCMAIS

No último fim de semana, banhistas registraram a presença de caravelas-portuguesas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Apesar da aparência inofensiva e das cores vibrantes, esses animais marinhos podem causar queimaduras graves e exigem atenção redobrada, especialmente em períodos de águas mais quentes, quando sua incidência aumenta.

Caravelas-portuguesas assustam banhistas e exigem cuidados na Praia do Futuro
Foto: Reprodução/TV Cidade

Especialistas alertam que a principal forma de evitar acidentes é manter distância desses organismos. No entanto, caso ocorra contato, é essencial agir corretamente para minimizar os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos da caravela. O Ministério da Saúde recomenda lavar a área afetada com água do mar ou vinagre, evitando ao máximo o uso de água doce.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“O melhor tratamento para a queimadura de caravela é o vinagre caseiro, pois o ácido acético neutraliza as toxinas. Jamais se deve utilizar água doce, pois isso pode agravar os sintomas”, orienta a recomendação oficial.

O contato com uma caravela pode provocar sintomas como vermelhidão, queimação intensa, inchaço e, em casos mais graves, reações sistêmicas, como dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, febre, falta de ar e até desmaios. Em situações assim, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico em unidades de emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para as crianças, o risco é ainda maior. Devido à aparência chamativa das caravelas, elas podem se sentir atraídas e tocar nos animais. Por isso, especialistas aconselham que os responsáveis fiquem sempre próximos e atentos.

A presença dessas espécies não é novidade na região. Apenas no ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) registrou 51 ocorrências com caravelas-portuguesas e outros animais marinhos na Praia do Futuro, em Fortaleza. Segundo os socorristas, o grande fluxo de visitantes na orla aumenta a probabilidade de incidentes.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.