BRASIL

Governo avalia antecipação do 13º do INSS, mas não há decisão tomada, diz secretário do Tesouro

Ceron frisou que a tendência é de haver uma antecipação

Compartilhe:
27 de março de 2025
Estadão Conteúdo

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse nesta quinta-feira, 27, que o governo avalia a antecipação do pagamento do 13º salário para os beneficiários do INSS, mas sem decisão tomada em relação à janela que se daria essa antecipação. Os cenários avaliados são de antecipação com pagamentos em abril e maio ou em maio e junho.

Governo avalia antecipação do 13º do INSS, mas não há decisão tomada, diz secretário do Tesouro
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Está sendo uma discussão em qual dessas janelas se faz antecipação. Estamos calibrando, discutindo aqui internamente, deve sair nos próximos dias uma decisão sobre isso”, disse o secretário, durante a coletiva de imprensa para comentar o resultado do Governo Central de fevereiro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Ceron frisou que a tendência é de haver uma antecipação, e que as discussões se concentram em relação ao período de pagamento das parcelas, mas que ele tomava cuidado em comentar o tema porque essa decisão cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“É uma tendência de ocorrer, e a discussão é se ela ocorre aí em qual dessas duas janelas”, disse o secretário do Tesouro.

Quando sai o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS?

A antecipação visa impulsionar o consumo e aliviar a pressão financeira de aposentados e pensionistas. O valor do 13º salário em 2025 será reajustado conforme o salário mínimo vigente, que subiu para R$ 1.518,00. A medida não teria impacto fiscal, apenas alteraria o fluxo de pagamentos.

Embora a tendência seja a manutenção da antecipação, não há confirmação oficial. Em caso de retorno ao calendário tradicional, as parcelas seriam pagas em agosto e novembro. A decisão final depende da conclusão do processo burocrático e da publicação do decreto.

A liberação segue o dígito final do cartão do benefício, conforme o cronograma mensal do INSS. Por exemplo, em abril, os primeiros a receberem são os com cartão terminado em 1, seguidos pelos demais até o final do mês.

Leia também | Gabriella Aguiar cumpre primeira agenda como prefeita em exercício de Fortaleza ao lado de Elmano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.