Ícone do site Portal GCMAIS

Contas de luz terão bandeira verde em abril, sem cobrança adicional, anuncia Aneel

Contas de luz terão bandeira verde em abril, sem cobrança adicional, anuncia Aneel

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que o mês de abril contará com a bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá custo adicional na tarifa de energia elétrica. O regulador destacou que, apesar da transição entre os períodos chuvoso e seco, a geração nas usinas hidrelétricas permanece estável.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A medida representa o quinto mês consecutivo com a bandeira verde, que reflete uma situação favorável no setor elétrico. Em contrapartida, para o mês de maio, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) havia projetado a bandeira tarifária amarela, considerando os quatro cenários avaliados. No entanto, as previsões de chuvas desfavoráveis para os próximos meses aumentaram a probabilidade de um custo adicional na tarifa, o que motivou a revisão das expectativas para a bandeira amarela.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Contas de luz terão bandeira verde em abril

Em 2024, a situação foi diferente, quando a seca histórica no segundo semestre levou a Aneel a acionar a bandeira tarifária vermelha, patamar 1, pela primeira vez em mais de três anos, em setembro. Essa ação foi uma resposta ao risco hidrológico (GSF) e ao aumento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), indicador que reflete o custo de geração de energia.

Publicidade

Para definir a bandeira tarifária, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia, mensalmente, o custo variável da produção de energia, levando em consideração a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionar fontes de geração mais caras. A arrecadação gerada pela bandeira tarifária é destinada a cobrir esses custos adicionais.

Leia também | Fortaleza inaugura segunda Delegacia de Defesa da Mulher nesta segunda-feira (31)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile