116 repatriados

Quinto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

A capital cearense foi escolhida como primeira parada do voo no Brasil para evitar que os brasileiros percorressem o território nacional algemados, além de encurtar a viagem

Compartilhe:
28 de março de 2025
Portal GCMAIS

Um voo com 116 brasileiros deportados dos EUA chegou a Fortaleza na manhã desta sexta-feira (28), pouco depois das 9h30, sendo esse o quinto grupo repatriado desde o início do atual mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Os voos acontecem em meio a um contexto de intensificação das deportações de estrangeiros sob a nova gestão nos Estados Unidos.

Quinto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Foto: Érika Fonseca / CMFor

A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, com os repatriados sendo então encaminhados para um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde devem chegar às 15h.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A operação de acolhimento envolve equipes dos ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos, da Defesa, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Social, além de representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Proteção Social do Ceará.

Quinto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

Este é o quarto voo com deportados a chegar em Fortaleza desde janeiro, quando o governo Trump retomou as deportações em larga escala. Desde o início do ano, mais de 500 brasileiros já foram repatriados.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Destaca-se, no entanto, que as deportações de estrangeiros vivendo nos Estados Unidos já vinham sendo realizadas durante o governo de Joe Biden, antecessor de Trump no governo norte-americano. Entre 2022 e o início de 2023, o Brasil recebeu 45 voos de repatriados, com mais de 9 mil brasileiros sendo deportados.

Em um dos voos anteriores registrados em 2025, o uso de algemas para conter os deportados gerou repercussão negativa no território brasileiro, provocando um mal-estar diplomático, levando o Itamaraty a solicitar explicações formais ao governo dos EUA.

Leia também | Rei Charles III é internado após efeitos colaterais de tratamento contra o câncer

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.