NA CÂMARA MUNICIPAL

Vereador Ronaldo Martins realiza audiência pública sobre produtos alimentícios “fake” em Fortaleza

O evento ocorrerá às 10h, na Sala da Comissão Vereador Luciram Girão

Compartilhe:
28 de março de 2025
Portal GCMAIS

Na próxima segunda-feira, 31 de março, o vereador Ronaldo Martins realizará uma audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza para discutir a comercialização de produtos alimentícios assemelhados, conhecidos popularmente como “alimentos fake”. O evento ocorrerá às 10h, na Sala da Comissão Vereador Luciram Girão, e contará com a presença de especialistas, órgãos de fiscalização e representantes do setor alimentício, com o objetivo de promover a transparência e garantir os direitos do consumidor.

Vereador Ronaldo Martins realiza audiência pública sobre produtos alimentícios “fake” em Fortaleza
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Produtos assemelhados são aqueles que se apresentam no mercado com nomes de alimentos tradicionais, mas que não têm a composição original. Exemplos disso incluem o “queijo” sem queijo, o “requeijão” sem leite e o “cafeke”, bebida similar ao café, mas que não contém grãos da planta. Esses produtos muitas vezes são comercializados sem que o consumidor tenha plena consciência de suas reais características e composição.

Para Ronaldo Martins, a audiência será uma oportunidade crucial para discutir a necessidade de informações claras sobre os produtos vendidos nas prateleiras dos supermercados. “É fundamental que o consumidor tenha acesso a informações transparentes sobre o que está comprando. Muitas vezes, essas alternativas alimentícias são vendidas como produtos genuínos, mas têm ingredientes alterados ou inexistem em sua formulação original”, comentou o vereador.

Vereador Ronaldo Martins realiza audiência pública sobre produtos alimentícios “fake” em Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A audiência pública também visa criar um espaço para debater soluções que promovam a fiscalização mais rigorosa desses produtos e a melhoria da legislação sobre o tema. Além disso, serão discutidas possíveis formas de responsabilizar os fabricantes que descumprirem as normas de rotulagem e composição.

O evento será aberto ao público e contará com a participação de representantes da Secretaria de Defesa do Consumidor, do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de nutricionistas e advogados especializados em legislação alimentar.

Serviço:
Audiência Pública sobre produtos assemelhados Data: 31/03 – Segunda-feira
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de Fortaleza – Sala da Comissão Vereador Luciram Girão
Endereço: Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante

Leia também | Quinto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.