Até o momento, apenas dados parciais estavam acessíveis, incluindo ganhos e deduções declarados por fontes pagadoras e recebedoras
Imposto de Renda 2025: Declaração pré-preenchida será liberada nesta terça-feira (1º)
A Receita Federal disponibiliza, a partir desta terça-feira (1º), a versão completa da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024. O formato é aguardado por muitos contribuintes, pois facilita o preenchimento e reduz o risco de erros.

Até o momento, apenas dados parciais estavam acessíveis, incluindo ganhos e deduções declarados por fontes pagadoras e recebedoras. Com a liberação total, a declaração pré-preenchida passará a conter informações detalhadas sobre rendimentos, pagamentos, saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações, criptoativos, previdência, contas bancárias e ativos no exterior.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Esses dados são extraídos de diversas fontes, como a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) e Carnê-Leão Web.
A Receita Federal alerta que a conferência das informações é de responsabilidade do contribuinte. Por isso, é essencial ter toda a documentação necessária para comparar os dados e garantir a correção da declaração.
Imposto de Renda 2025: Documentos necessários e como evitar erros na declaração
Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para realizar a declaração do Imposto de Renda 2025. A Receita Federal espera que 46,2 milhões de pessoas entreguem suas declarações. Para facilitar esse processo, a Radioagência Nacional preparou um guia de Tira-Dúvidas com informações essenciais para ajudar os contribuintes a realizarem o procedimento corretamente.
Quais documentos são necessários para declarar o Imposto de Renda?
Embora a declaração do Imposto de Renda tenha se tornado mais simples com a opção de preenchimento pré-preenchido, desde 2022, ainda é necessário reunir alguns documentos essenciais.
Os documentos básicos incluem: CPF do titular e dependentes, comprovante de endereço, dados bancários e comprovante de atividade profissional. Dependendo dos rendimentos e bens, outros documentos podem ser necessários, como:
-
Rendimentos: comprovantes de salários, aposentadoria, aluguéis, rendimentos de empresas, pensão ou trabalho autônomo.
-
Bens: escrituras de imóveis, documentos de veículos, saldos bancários, cotas de empresas.
-
Saúde: recibos de despesas médicas, odontológicas, psicológicas e planos de saúde.
-
Educação: comprovantes de mensalidades escolares.
-
Pensão alimentícia e previdência privada.
Leia também | Projeto de Lei propõe penas mais severas para receptação de celulares e produtos roubados
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Fósseis de 100 milhões de anos levados ilegalmente do Brasil são devolvidos pelo Reino Unido

STF proíbe revistas íntimas ‘vexatórias’ em presídios

Anvisa faz alerta sobre tentativa de golpe com e-mail falso
