Até o momento, apenas dados parciais estavam acessíveis, incluindo ganhos e deduções declarados por fontes pagadoras e recebedoras
Imposto de Renda 2025: Declaração pré-preenchida será liberada nesta terça-feira (1º)
A Receita Federal disponibiliza, a partir desta terça-feira (1º), a versão completa da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024. O formato é aguardado por muitos contribuintes, pois facilita o preenchimento e reduz o risco de erros.

Até o momento, apenas dados parciais estavam acessíveis, incluindo ganhos e deduções declarados por fontes pagadoras e recebedoras. Com a liberação total, a declaração pré-preenchida passará a conter informações detalhadas sobre rendimentos, pagamentos, saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações, criptoativos, previdência, contas bancárias e ativos no exterior.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Esses dados são extraídos de diversas fontes, como a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) e Carnê-Leão Web.
A Receita Federal alerta que a conferência das informações é de responsabilidade do contribuinte. Por isso, é essencial ter toda a documentação necessária para comparar os dados e garantir a correção da declaração.
Imposto de Renda 2025: Documentos necessários e como evitar erros na declaração
Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para realizar a declaração do Imposto de Renda 2025. A Receita Federal espera que 46,2 milhões de pessoas entreguem suas declarações. Para facilitar esse processo, a Radioagência Nacional preparou um guia de Tira-Dúvidas com informações essenciais para ajudar os contribuintes a realizarem o procedimento corretamente.
Quais documentos são necessários para declarar o Imposto de Renda?
Embora a declaração do Imposto de Renda tenha se tornado mais simples com a opção de preenchimento pré-preenchido, desde 2022, ainda é necessário reunir alguns documentos essenciais.
Os documentos básicos incluem: CPF do titular e dependentes, comprovante de endereço, dados bancários e comprovante de atividade profissional. Dependendo dos rendimentos e bens, outros documentos podem ser necessários, como:
Rendimentos: comprovantes de salários, aposentadoria, aluguéis, rendimentos de empresas, pensão ou trabalho autônomo.
Bens: escrituras de imóveis, documentos de veículos, saldos bancários, cotas de empresas.
Saúde: recibos de despesas médicas, odontológicas, psicológicas e planos de saúde.
Educação: comprovantes de mensalidades escolares.
Pensão alimentícia e previdência privada.
Leia também | Projeto de Lei propõe penas mais severas para receptação de celulares e produtos roubados
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Dilma Rousseff lamenta morte do Papa e destaca o caráter humano

“Quisera Deus o próximo Papa fosse igual a ele”, diz Lula em funeral de Francisco

Brasileira lê Oração Universal em funeral do Papa Francisco
