Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem temperaturas acima dos 30°C na maioria dos municípios nesta segunda-feira (31)

Ceará tem temperaturas acima dos 30°C na maioria dos municípios nesta segunda-feira (31)

Foto: Reprodução

O Ceará registra temperaturas elevadas nesta segunda-feira (31), com máximas acima dos 30°C na maior parte do estado, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão para terça-feira (1º) aponta a continuidade desse cenário, com extremos de temperatura principalmente nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A redução da nebulosidade em todas as macrorregiões tem contribuído para o aumento das temperaturas. Entre domingo (30) e segunda-feira (31), as mínimas foram registradas em Poranga e São Benedito, ambas marcando 26,8°C. Já as máximas ocorreram em Jaguaruana (34,2°C), Morada Nova (34,1°C), Baturité (33,9°C), Limoeiro do Norte (33,8°C) e Viçosa do Ceará (33,8°C).

Mesmo com a tendência de tempo seco, 37 municípios tiveram chuva entre as 7h de domingo e o mesmo horário desta segunda-feira. O maior volume foi registrado em Quixeramobim, com 55 milímetros (mm). Em Fortaleza, o acumulado chegou a 8,2 mm no posto da Fundação Maria Nilva Alves, no bairro Água Fria.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Previsão do tempo

A tendência para os próximos dias é de redução da nebulosidade e, consequentemente, menor ocorrência de chuvas em todo o estado. No entanto, precipitações ainda podem ocorrer nas regiões sul e noroeste do Ceará.

O acumulado de chuvas pode ser influenciado pela formação de áreas de instabilidade associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), presente desde domingo (30). Outros fatores locais, como brisas, interação dos ventos com o relevo e a alta umidade, também podem contribuir para a ocorrência de precipitações.

Maiores chuvas registradas no dia (em mm)

Leia também | Ceará encerra março com 51% das reservas hídricas acumuladas e 42 açudes sangrando

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile