Reestruturação das forças de segurança inclui novos batalhões, descentralização da inteligência e fortalecimento da Polícia Civil
Ceará vai implementar quatro novos comandos regionais da Polícia Militar no segundo semestre, afirma Elmano
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que os quatro novos comandos regionais da Polícia Militar (PMCE) devem ser implementados no segundo semestre deste ano. A informação foi divulgada durante a assinatura dos decretos que regulamentam a reestruturação das forças de segurança do Estado, em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira, (31).

Atualmente, o Ceará possui quatro comandos regionais e passará a ter oito até o fim do ano. Segundo Elmano, a expansão busca proporcionar maior conhecimento territorial às unidades. “Nós vamos dobrar os comandos regionais da Polícia Militar, favorecendo o maior conhecimento do território onde esse comando vai atuar”, destacou o governador durante a inauguração da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além da ampliação dos comandos regionais, a PMCE ganhará nove novos batalhões e 19 companhias, distribuídos estrategicamente para descentralizar o policiamento e reduzir o tempo de resposta às ocorrências. Os novos batalhões estarão localizados da seguinte forma:
- Região Norte: três novos batalhões
- Região Sul: cinco novos batalhões
- Região Metropolitana de Caucaia: um novo batalhão
O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância dessa expansão para garantir um policiamento mais eficiente e ágil. “Estamos garantindo que a Polícia Militar esteja mais próxima da população, com um policiamento mais ágil e eficiente. A criação dos novos batalhões permitirá uma melhor distribuição do efetivo e uma resposta mais rápida às demandas da sociedade”, afirmou.
Reestruturação nas Forças de Segurança
A reestruturação da segurança pública do Ceará foi anunciada em dezembro do ano passado e engloba a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Entre as mudanças previstas, estão:
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
- Criação de dois novos departamentos na Polícia Civil:
- Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO)
- Departamento de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (Depatri)
- Criação do cargo de Investigador na Polícia Civil
- Descentralização do setor de inteligência
- Instalação de 20 Centros de Comando da Polícia Civil
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) 190 será descentralizada, criando um novo centro em Quixadá para atender os municípios de Baturité, Russas, Canindé e Aracati. As centrais já existentes em Sobral e Juazeiro do Norte serão divididas em núcleos menores nos seguintes municípios, com a central de Sobral ampliando os atendimentos para Crateús, Tianguá, Camocim e Itapipoca e a de Juazeiro do Norte se estendendo para Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.
A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também será modernizada, com a regionalização de suas coordenadorias e a criação de novos núcleos de Perícia Criminal, Medicina Legal e Identificação Humana. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, contará com um novo Batalhão de Salvamento Marítimo (BSM) e uma Coordenadoria Geral de Operações (CGO).
Leia também | Imposto de Renda 2025: Declaração pré-preenchida será liberada nesta terça-feira (1º)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Alece aprova criação de 358 cargos para investigador da Polícia Civil e mais 13 projetos legislativos

Corrida de rua inicia celebração de 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará; veja programação

Novos secretários de pastas criadas na reforma administrativa são nomeados pela Prefeitura de Fortaleza
