Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará vai implementar quatro novos comandos regionais da Polícia Militar no segundo semestre, afirma Elmano

Ceará vai implementar quatro novos comandos regionais da Polícia Militar no segundo semestre, afirma Elmano

Foto: Reprodução/Instagram/elmanofreitas

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que os quatro novos comandos regionais da Polícia Militar (PMCE) devem ser implementados no segundo semestre deste ano. A informação foi divulgada durante a assinatura dos decretos que regulamentam a reestruturação das forças de segurança do Estado, em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira, (31).

Atualmente, o Ceará possui quatro comandos regionais e passará a ter oito até o fim do ano. Segundo Elmano, a expansão busca proporcionar maior conhecimento territorial às unidades. “Nós vamos dobrar os comandos regionais da Polícia Militar, favorecendo o maior conhecimento do território onde esse comando vai atuar”, destacou o governador durante a inauguração da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além da ampliação dos comandos regionais, a PMCE ganhará nove novos batalhões e 19 companhias, distribuídos estrategicamente para descentralizar o policiamento e reduzir o tempo de resposta às ocorrências. Os novos batalhões estarão localizados da seguinte forma:

O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância dessa expansão para garantir um policiamento mais eficiente e ágil. “Estamos garantindo que a Polícia Militar esteja mais próxima da população, com um policiamento mais ágil e eficiente. A criação dos novos batalhões permitirá uma melhor distribuição do efetivo e uma resposta mais rápida às demandas da sociedade”, afirmou.

Publicidade

Reestruturação nas Forças de Segurança

A reestruturação da segurança pública do Ceará foi anunciada em dezembro do ano passado e engloba a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Entre as mudanças previstas, estão:

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) 190 será descentralizada, criando um novo centro em Quixadá para atender os municípios de Baturité, Russas, Canindé e Aracati. As centrais já existentes em Sobral e Juazeiro do Norte serão divididas em núcleos menores nos seguintes municípios, com a central de Sobral ampliando os atendimentos para Crateús, Tianguá, Camocim e Itapipoca e a de Juazeiro do Norte se estendendo para Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também será modernizada, com a regionalização de suas coordenadorias e a criação de novos núcleos de Perícia Criminal, Medicina Legal e Identificação Humana. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, contará com um novo Batalhão de Salvamento Marítimo (BSM) e uma Coordenadoria Geral de Operações (CGO).

Leia também | Imposto de Renda 2025: Declaração pré-preenchida será liberada nesta terça-feira (1º)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile