Ato foi realizado nesta segunda-feira (31), no Palácio da Abolição com a presença do governador Elmano de Freitas
Governo do Ceará anuncia reestruturação das Forças de Segurança; veja principais mudanças
Em um ato realizado nesta segunda-feira (31), no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas assinou sete decretos que visam reestruturar e fortalecer as Forças de Segurança do Estado do Ceará. O objetivo é descentralizar, otimizar e intensificar os serviços de segurança pública em todo o território cearense.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
SSPDS: expansão de núcleos e reestruturação de cargos
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) terá grandes avanços com a criação de uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá. Além disso, novos núcleos serão implantados em 12 municípios, incluindo Baturité, Russas, Aracati, Iguatu e Tauá. A reestruturação também contará com a criação de novos cargos e setores, com o objetivo de ampliar o atendimento à população. O titular da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou o impacto das mudanças na qualidade do trabalho realizado pela instituição.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
PMCE: novos batalhões e comandos regionais
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) será beneficiada com a criação de quatro novos comandos operacionais: um para a Capital, um para a Região Metropolitana de Fortaleza, um para o Interior Sul e um para o Interior Norte. Além disso, serão implementados nove novos batalhões e 19 novas companhias. O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval da Silveira Sampaio, destacou que as mudanças garantirão maior capilaridade e presença da polícia em diversos municípios, aproximando ainda mais a instituição da sociedade.
PCCE: novas delegacias e departamentos
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) também será reestruturada com a criação de novos departamentos e delegacias. O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri) serão fundamentais para o fortalecimento da instituição. Além disso, serão abertas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado nas regiões Norte e Sul, além da implementação de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência. O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez, comemorou as melhorias que proporcionarão maior eficiência nas investigações e um combate mais eficaz ao crime.
Corpo de Bombeiros: novos batalhões e coordenadorias
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) também será beneficiado com a criação de novos batalhões, como o de Salvamento Marítimo (BSMar) e o de Prevenção Institucional (BPI), além da criação de novas coordenadorias. O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, ressaltou que as melhorias trarão um grande avanço na capacitação e nos serviços prestados à população, considerando as mudanças como um marco histórico para a instituição.
Pefoce: expansão e melhoria nos serviços periciais
A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também será ampliada, com a criação de três Coordenadorias de Perícia Regionalizadas, além da implantação de novos núcleos de perícia e coordenadorias na sede da instituição. O perito-geral, Júlio Torres, comemorou os investimentos que elevarão a Pefoce a um nível de destaque nacional. O governador Elmano de Freitas anunciou um investimento superior a R$ 15 milhões em equipamentos para a Pefoce, o que fortalecerá as investigações realizadas pelas forças de segurança.
Aesp: capacitação e formação continuada
A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) será central para a formação e capacitação dos profissionais das forças de segurança. A reestruturação da Aesp visa proporcionar uma formação mais específica e contínua, de acordo com as necessidades de cada instituição. O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, enfatizou que a reestruturação traz mais qualidade para a formação dos profissionais e, consequentemente, mais segurança para a sociedade.
Supesp: aumento de pessoal e agilidade nas investigações
Por fim, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) terá seu número de profissionais quase duplicado, o que resultará em uma maior agilidade nos serviços prestados. O superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, destacou que com o aumento do quadro de pessoal, a instituição será capaz de trabalhar mais rapidamente, facilitando a coleta e análise de evidências e contribuindo para uma maior eficiência nas investigações.
Leia também | Após reajuste, remédios vão ficar mais caros a partir desta terça-feira (1º)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Moradores de bairros de Maracanaú relatam falta de energia após fortes chuvas

Queda de árvores expõe moradores a riscos e causam prejuízos em Fortaleza

Fortaleza está entre as capitais com a cesta básica mais cara do Norte/Nordeste
