ACORDO

Zelensky aciona Lula para mediação com a Rússia em meio à pressão global

Presidente brasileiro também afirmou à imprensa internacional que deve manter uma conversa telefônica com Zelensky até a próxima semana

Compartilhe:
31 de março de 2025
Portal GCMAIS

A pressão global exercida pela política tarifária de Donald Trump e a postura do presidente americano diante da guerra na Ucrânia fizeram com que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltasse a recorrer ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como mediador entre a Ucrânia e a Rússia.

Zelensky aciona Lula para mediação com a Rússia em meio à pressão global
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A aproximação ocorre em um momento delicado da guerra, com as tensões geopolíticas intensificadas e os Estados Unidos adotando uma postura agressiva em relação ao governo ucraniano, especialmente após Trump ter criticado Zelensky publicamente e chamado-o de “ditador”.

Lula, que está realizando uma série de compromissos internacionais, anunciou que irá viajar para Moscou no próximo dia 9 de maio, data que marca o Dia da Vitória na Rússia, comemorando a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Durante sua visita, já está agendada uma conversa entre Lula e o presidente russo, Vladimir Putin.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O presidente brasileiro também afirmou à imprensa internacional que deve manter uma conversa telefônica com Zelensky até a próxima semana, seguindo um pedido feito pela Ucrânia. Este pedido foi precedido por declarações de um chanceler ucraniano, que reforçou publicamente a ideia de Lula como um possível mediador para a paz entre os dois países.

A diplomacia brasileira vê a atitude de Donald Trump em relação à Ucrânia, especialmente após ele tratar Zelensky de maneira desrespeitosa, como uma revalidação das propostas de mediação feitas por países como o Brasil e a China. Essa mudança de postura internacional ocorre em meio a uma diplomacia global em busca de alternativas para o fim do conflito.

Apesar disso, Lula não escondeu sua insatisfação com Zelensky, que havia dito, meses atrás, que a oportunidade de Lula ser um mediador entre a Ucrânia e a Rússia já havia passado. Ao anunciar o telefonema com Zelensky, Lula expressou a esperança de que o presidente ucraniano esteja, agora, mais inclinado a buscar a paz.

Leia também | Após reajuste, remédios vão ficar mais caros a partir desta terça-feira (1º)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.