A elevação ocorre devido à redução da nebulosidade esperada para as macrorregiões do centro-sul do estado, incluindo Cariri, sul dos Inhamuns e sul da Jaguaribana
Temperaturas no Ceará podem alcançar 36°C até quarta-feira (2); confira a previsão
As temperaturas no Ceará devem se elevar até esta quarta-feira (2), com máximas podendo atingir 36°C no período da tarde, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A elevação ocorre devido à redução da nebulosidade esperada para as macrorregiões do centro-sul do estado, incluindo Cariri, sul dos Inhamuns e sul da Jaguaribana.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Já a previsão do tempo indica condições favoráveis para chuvas no norte do estado, abrangendo as macrorregiões do Litoral, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Nas demais áreas, as precipitações devem ser isoladas e ocorrer em períodos específicos.
Previsão de chuva
Nesta terça-feira (1º), e na quarta-feira (2), os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no norte do estado, incluindo Litoral, Ibiapaba e norte do Sertão Central. Nessas regiões, o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado.
No litoral, as chuvas devem ocorrer entre o meio e o fim da manhã desta terça-feira, enquanto na quarta-feira há possibilidade de precipitações já na madrugada, estendendo-se pelos períodos da manhã e da tarde.
As chuvas previstas devem ter intensidade entre fraca e moderada e serão causadas por fatores como a formação de áreas de instabilidade, a influência do sistema de brisa, a interação dos ventos com o relevo, além da elevação da temperatura e da umidade. A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também contribui para as precipitações. Já o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tende a se deslocar do centro e se afastar em direção ao norte do Brasil nos próximos dias.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chuvas registradas
De acordo com balanço parcial da Funceme, entre as 7h de segunda-feira (31), e as 7h desta terça-feira (1º), foram registradas chuvas em 12 municípios cearenses, concentradas principalmente no Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Cariri.
Fortaleza teve o maior acumulado de chuva no período, com 16,8 milímetros (mm) registrados no posto da Defesa Civil. Segundo a Funceme, há previsão de chuvas na Capital até esta quarta-feira (2), com precipitações de fraca a moderada intensidade entre o fim da madrugada e a manhã. Chuvas isoladas também podem ocorrer nos períodos da tarde e da noite.
Precipitações registradas nos municípios cearenses
- Fortaleza (Defesa Civil): 16,8 mm
- Quixeramobim (Passagem – Fogareiro): 13,4 mm
- Nova Russas (Açude Farias de Sousa): 12,4 mm
- São Gonçalo do Amarante (Santo Amaro): 8,3 mm
- Amontada (Aracatiara): 8 mm
- Tamboril (Tamboril): 6,4 mm
- Ipu (Flores): 6 mm
- Camocim (Camocim): 6 mm
- São Gonçalo do Amarante (Siupé): 5 mm
- Acaraú (Acaraú): 5 mm
Temperaturas no Ceará podem alcançar 36°C
As temperaturas máximas e mínimas registradas nas últimas 24 horas pela Funceme e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram as seguintes:
Maiores temperaturas
- Jaguaruana: 33,7°C
- Viçosa do Ceará: 33,5°C
- Russas: 33,5°C
- Morada Nova: 33,3°C
- Penaforte: 33,2°C
Menores temperaturas
- São Benedito: 27,3°C
- Poranga: 27,7°C
- Redenção: 29,7°C
- Canindé: 29,8°C
- Amontada: 30,3°C
A Funceme segue monitorando as condições climáticas e pode atualizar a previsão conforme necessário.
Leia também | Validade das carteiras estudantis de 2024 é prorrogada até 30 de junho em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.