DESTAQUE

Cearense de 18 anos é aprovado para o MIT, uma das melhores universidades do mundo

Estudante conseguiu realizar o sonho de ingressar no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT)

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A história de Matheus Alencar, cearense de 18 anos, é a prova de que dedicação e paixão pelo estudo podem levar a grandes conquistas. Nascido e criado em Fortaleza, o estudante conseguiu realizar o sonho de ingressar no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais prestigiadas do mundo, localizada nos Estados Unidos.

Cearense de 18 anos é aprovado para o MIT, uma das melhores universidades do mundo
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com mais de 30 medalhas conquistadas em Olimpíadas Científicas desde o ensino fundamental, Matheus se destacou principalmente nas Olimpíadas de Matemática, área que ele sempre teve um grande carinho e dedicação. “Uma coisa que eu gosto muito e que me ajudou muito sempre foram as Olimpíadas, especialmente as de Matemática, nas quais me destaquei mais. Para mim, foi muito importante participar delas, não só como currículo, mas porque eu realmente gostava da matemática. Eu queria medalhas, e me sentia realizado estudando por algo que eu realmente amava”, compartilha Matheus.

Seu desempenho notável nas competições científicas teve um papel determinante no processo seletivo para o MIT. Além disso, Matheus precisou passar por um rigoroso teste de nível para a língua inglesa e uma prova de conhecimentos gerais, etapas exigidas pela universidade americana para avaliar o perfil dos candidatos.

Cearense de 18 anos é aprovado para o MIT, uma das melhores universidades do mundo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Matheus não só foi aprovado no MIT, mas também conquistou aprovação em outras universidades de prestígio, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), para o curso de Engenharia Elétrica, na Universidade de São Paulo (USP), para o curso de Medicina, e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para o curso de Engenharia da Computação. No entanto, o grande sonho de Matheus sempre foi estudar nos Estados Unidos, especialmente no MIT.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Por muito tempo foi um sonho meu poder estudar na universidade americana, especialmente o MIT, que para mim é e sempre vai ser a melhor universidade do mundo”, afirma Matheus, visivelmente empolgado com a oportunidade de estudar na instituição.

Em agosto deste ano, Matheus embarca para os Estados Unidos, onde passará os próximos quatro anos de sua vida dedicados ao curso de Engenharia no MIT. No entanto, seu olhar está voltado não apenas para o futuro acadêmico, mas também para o Brasil. “Eu não quero que tudo o que eu aprenda na vida seja só para sair do Brasil e fazer algo fora. Eu quero voltar porque gosto muito do meu país e acho que poder contribuir com algo aqui vai ser muito bom”, declara Matheus, que tem o objetivo de retornar ao Brasil ao final do seu curso, trazendo todo o conhecimento adquirido para contribuir com o desenvolvimento do país.

Matheus Alencar é um exemplo de perseverança e foco. Sua trajetória, marcada pelo esforço nas Olimpíadas Científicas e pela busca incessante por conhecimento, serve de inspiração para muitos jovens que sonham em conquistar espaços nas universidades mais renomadas do mundo. Ele prova que, com dedicação e paixão pelo que se faz, é possível transformar sonhos em realidade.

Ao refletir sobre sua jornada, Matheus acredita que sua experiência no MIT será uma chance única de aprendizado. “Estudar nos Estados Unidos, na melhor universidade, a universidade que eu sempre quis estudar na vida, vai ser uma experiência incrível. Estou ansioso para essa fase da minha vida e para tudo o que ela vai me proporcionar”, conclui o estudante.

Leia também | Ceará registra aumento de 100 mil novas empresas abertas no ano de 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.