NOVAS PENAS

Celulares roubados ou furtados receberão notificação quando forem ativados em nova linha

Media faz parte da atualização do programa Celular Seguro

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A partir de sexta-feira (4), o Governo Federal dará início a um novo procedimento para ajudar a combater o roubo de celulares no país. Donos de aparelhos celulares furtados ou roubados que tenham recebido um novo chip receberão uma notificação por SMS ou WhatsApp, como parte da atualização do programa Celular Seguro, uma iniciativa focada no combate ao crime organizado relacionado ao tráfico de celulares.

Celulares roubados ou furtados receberão notificação quando forem ativados em nova linha
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Essa medida foi adotada pelo Governo Federal em parceria com os estados que já implementaram ferramentas similares, como Ceará, Amazonas e Piauí. No Ceará, a plataforma MeuCelular, lançada em abril de 2024, já tem mostrado resultados significativos. Em um ano de operação, o programa ajudou a recuperar mais de 7 mil aparelhos e gerou uma redução de 7,4% nos furtos de celulares, que passaram de 16.234 em 2023 para 15.000 em 2024. Os roubos de celulares também diminuíram 15,3%, caindo de 22.850 para 19.362.

Segundo Renê Andrade, coordenador do núcleo Meu Celular, a plataforma tem sido uma ferramenta fundamental para a redução desses índices. “A partir do mês de maio de 2024, começamos a perceber uma queda gradativa nos casos de furtos e roubos de celulares. Em setembro de 2024, tivemos uma redução de 27,8% comparado ao mesmo período do ano anterior, o que representa uma melhoria significativa na segurança da população”, afirmou.

Celulares roubados ou furtados receberão notificação quando ativados em nova linha

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O programa permite que os cidadãos se cadastrem no site meucelular.sspds.ce.gov.br, informando dados pessoais, marca, modelo, e número de identificação do aparelho. Caso o celular seja furtado ou roubado, o usuário pode rapidamente criar um alerta na plataforma, sem precisar registrar um boletim de ocorrência. Assim, as forças de segurança passam a monitorar o dispositivo e a identificar rapidamente qualquer envolvimento em ocorrências criminosas.

Atualmente, cerca de 37.324 aparelhos estão cadastrados na plataforma no Ceará, e a expectativa é que o número cresça ainda mais com o início das notificações do governo federal.

Para complementar os esforços no combate aos crimes de roubo e receptação de celulares, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou um projeto de lei ao Palácio do Planalto que propõe o aumento da pena em até 50% para aqueles envolvidos na receptação de aparelhos roubados. A medida visa coibir a atuação de receptadores e revendedores, que, segundo especialistas, são parte de uma rede de criminosos que movimenta grandes volumes de celulares furtados e roubados.

Apesar dos avanços, o sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência, Arthur Pires, alerta para a complexidade das redes de receptação e o desafio de coibir completamente esses crimes. “Embora as medidas sejam viáveis e ajudem na redução dos índices de crimes patrimoniais, essas redes de receptadores são muito capilarizadas e envolvem muitos indivíduos, desde criminosos até pessoas de diferentes classes sociais, como a classe média e até as elites econômicas”, analisa.

Leia também | Com descontos de até 60%, Receita Federal realiza Bazar Beneficente 2025 em Caucaia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.