BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO

Dia Mundial do Autismo: Pessoas com TEA têm direito a benefício do INSS; saiba mais

Os interessados podem fazer a solicitação por meio do portal Meu INSS ou pelo telefone 135

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Nesta quarta-feira (2), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas diagnosticadas. Além da importância da conscientização, é fundamental que a sociedade conheça os direitos garantidos aos autistas, especialmente no que diz respeito aos benefícios previdenciários e assistenciais.

Dia Mundial do Autismo: Pessoas com TEA têm direito a benefício do INSS; saiba mais
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As pessoas diagnosticadas com TEA podem ter acesso a benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde que atendam aos requisitos estabelecidos. Entre os principais direitos estão: o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), que garante um salário mínimo mensal; o Auxílio-Inclusão, que é destinado aos autistas que recebem ou receberam o BPC e que estejam trabalhando; Aposentadoria e o Benefício por incapacidade temporária, para quem tem dificuldades severas poder solicitar afastamento do trabalho de forma remunerada.

Os interessados podem fazer a solicitação por meio do portal Meu INSS ou pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): Garante um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência que comprovem não ter meios de sustento próprio ou familiar. Para ter direito, a renda per capita do grupo familiar deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
  • Auxílio-Inclusão: Destinado a pessoas com deficiência moderada ou grave que já recebem ou tenham recebido o BPC e estejam trabalhando. O valor do benefício corresponde à metade do BPC.
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência: Disponível para autistas que contribuíram para o INSS e atendem aos critérios exigidos. A idade mínima e o tempo de contribuição são reduzidos conforme o grau da deficiência.
  • Benefício por incapacidade temporária: Caso a pessoa com TEA tenha dificuldades severas para exercer sua função no trabalho, pode solicitar afastamento remunerado.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo reforça a necessidade de combater o preconceito e garantir políticas públicas eficazes para a inclusão.

Leia também | Netflix investe R$ 5 milhões na Cinemateca Brasileira para modernização da Sala Oscarito

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.