RECONHECIMENTO

Nomes dos homenageados da 8ª Edição da Medalha Iracema são divulgados; saiba quem são

A cerimônia de entrega acontecerá no Teatro São José, no próximo dia 11 de abril

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Portal GCMAIS

O prefeito Evandro Leitão anunciou, nesta quarta-feira (2), os três homenageados com a Medalha Iracema na sua 8ª edição. A honraria, uma das mais prestigiosas da Prefeitura de Fortaleza, será concedida ao empresário Ivens Dias Branco Júnior, à coreógrafa Dora Andrade e ao padre e médico Ottorino Bonvini, mais conhecido como Padre Rino. A cerimônia de entrega acontecerá no Teatro São José, no próximo dia 11 de abril, às 19h, e integra as comemorações pelo aniversário de 299 anos de Fortaleza.

Nomes dos homenageados da 8ª Edição da Medalha Iracema são divulgados; saiba quem são
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em seu anúncio, o prefeito enalteceu a importância das contribuições de cada um dos homenageados para o desenvolvimento e bem-estar da cidade: “Em cada uma de suas áreas de atuação, os homenageados desta edição da Medalha Iracema têm importantes contribuições para que Fortaleza seja uma cidade mais humana, inclusiva e próspera. Ivens Júnior, Dora Andrade e Padre Rino são personalidades que proporcionam oportunidades para os fortalezenses, com geração de emprego e renda, desenvolvimento artístico e cultural e acolhimento aos mais vulneráveis. São pessoas que impactam positivamente a vida dos nossos cidadãos e, justamente por isso, merecem de nós, representantes do poder público, todo o respeito e admiração”, destacou Evandro Leitão.

Os Homenageados da 8ª Edição

Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior

Sob a liderança de Ivens Dias Branco, a empresa M. Dias Branco se consolidou como referência nacional no mercado de massas e biscoitos

Sob a liderança de Ivens Dias Branco, a empresa M. Dias Branco se consolidou como referência nacional no mercado de massas e biscoitos

Ivens Júnior é o CEO da M. Dias Branco, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil. Começou sua trajetória na empresa ainda jovem, aos 16 anos, passando por diversas áreas e se destacando pela dedicação e visão estratégica. Em 2014, assumiu a presidência do grupo, onde consolidou a empresa como referência no mercado de massas e biscoitos. Sob sua liderança, a M. Dias Branco não apenas se expandiu, mas também desempenhou um papel crucial no geração de emprego e renda em Fortaleza e no Brasil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dora Andrade

Em 1991, Dora Andrade fundou a Edisca, que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social para jovens em situação de vulnerabilidade

Em 1991, Dora Andrade fundou a Edisca, que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social para jovens em situação de vulnerabilidade

Dora Andrade é uma renomada bailarina e coreógrafa cearense com vasta experiência na dança contemporânea. Iniciou sua formação artística aos 10 anos, estudando balé clássico, jazz e outras modalidades. Em 1991, fundou a Edisca (Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes), uma instituição que utiliza a dança como ferramenta de inclusão e transformação social. A Edisca tem impactado diretamente a vida de jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando a eles a oportunidade de crescimento pessoal e profissional por meio da arte.

Padre Ottorino Bonvini (Padre Rino)

O trabalho do Padre Rino promove um cuidado integral da saúde, com enfoque biopsicossocioespiritual

O trabalho do Padre Rino promove um cuidado integral da saúde, com enfoque biopsicossocioespiritual

Padre Rino é um missionário comboniano, médico e psiquiatra natural da Itália, que dedicou sua vida ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com transtornos mentais. Seu trabalho tem foco no cuidado integral da saúde, com ênfase no aspecto biopsicossocioespiritual, uma abordagem que integra as dimensões física, psicológica e espiritual do ser humano. Atualmente, Padre Rino preside o Movimento Saúde Mental, que promove a assistência e o acolhimento daqueles que enfrentam desafios relacionados à saúde mental em Fortaleza.

A Medalha Iracema

Criada em 2018, a Medalha Iracema é uma honraria do Executivo Municipal destinada a reconhecer as contribuições significativas de personalidades que atuam em diversas áreas e que ajudam a fortalecer o crescimento e desenvolvimento de Fortaleza. Ao longo das edições, a medalha foi concedida a figuras de destaque nos campos político, cultural, empresarial e social.

Edições anteriores

Em suas edições anteriores, a Medalha Iracema já homenageou diversas personalidades, incluindo:

  • 2018: A jornalista Adísia Sá, o professor e arquiteto Liberal de Castro e o cantor e compositor Raimundo Fagner.
  • 2019: O médico e professor José Otho Leal Nogueira, o ex-senador Mauro Benevides e o empresário Pio Rodrigues Neto.
  • 2020: O engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.

Leia também | Dia Mundial do Autismo: Pessoas com TEA têm direito a benefício do INSS; saiba mais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.