Apesar das adversidades, seguiu firme no objetivo e foi aprovada para iniciar o curso no segundo semestre deste ano
Cearense é aprovada em Medicina após superar câncer e perder o pai no dia do Enem
Aos 36 anos, a cearense Mariana Costa de Menezes superou uma série de desafios antes de ser aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), incluindo um câncer de mama e perder o pai no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Natural de Fortaleza, ela largou o emprego durante a pandemia para se dedicar integralmente aos estudos. Apesar das adversidades, seguiu firme no objetivo e foi aprovada para iniciar o curso no segundo semestre deste ano.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Desde cedo, Mariana tinha interesse pela área da saúde, mas as dificuldades financeiras a afastaram do curso de Medicina. Como alternativa, optou pela graduação em Farmácia por influência da irmã e chegou a atuar em laboratórios. No entanto, sentia que queria estar mais próxima dos pacientes. Durante o mestrado em Patologia, teve contato direto com doentes e percebeu que seu verdadeiro desejo era atuar diretamente no cuidado com as pessoas.
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, Mariana trabalhava como supervisora de um laboratório. Decidida a mudar de carreira, pediu demissão para se dedicar exclusivamente aos estudos. Contando com o apoio da família e de amigos, mergulhou em uma rotina intensa de preparação para o Enem.
Em 1º de março de 2023, Mariana recebeu uma notícia dupla: o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, ao mesmo tempo, um diagnóstico de câncer de mama. Inicialmente, pensou em desistir, questionando se teria forças para lidar com a doença e com o sonho de cursar Medicina. Entretanto, decidiu continuar. Durante os períodos mais difíceis do tratamento, encontrou nos estudos uma motivação para seguir em frente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em 2024, Mariana realizou o primeiro dia de prova do Enem e, logo depois, recebeu a notícia da morte do pai. Diante do luto, cogitou não comparecer ao segundo dia do exame. No entanto, lembrou dos incentivos do pai e decidiu enfrentar o desafio. “Meu pai tinha partido e isso era uma realidade dolorosa, mas eu não podia mudar isso. O que eu podia fazer era realizar a prova da melhor maneira possível e transformar o meu futuro”, afirmou.
Após quatro anos de estudos, Mariana foi aprovada em Medicina e iniciará o curso em Barbalha. Para ela, essa conquista representa uma “renovação de vida”. Agora, prepara-se para mudar de cidade e planejar os próximos passos da carreira. Com a experiência pessoal no enfrentamento do câncer, deseja atuar na área oncológica, auxiliando pacientes que passam pela mesma situação.
“Sempre fui de planejar tudo, mas o câncer me mostrou que não tenho controle sobre nada. O que eu posso fazer é o melhor hoje e agora”, conclui Mariana.
Leia também | Prefeitura é investigada após festa com gogo boys em evento do mês da mulher
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Dois filhotes de cachorro presos em fossa de dois metros são resgatados no Ceará

Caminhão do Cidadão leva serviços essenciais a bairros de Fortaleza e cidades do Ceará; veja lista

Reajuste de 7,22% nas tarifas de embarque é autorizado nos terminais rodoviários de Fortaleza; confira novos valores
