Declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até o dia 30 de maio
Contribuintes já podem fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Mais de um milhão de contribuintes cearenses devem entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio. Nesta semana, a Receita Federal liberou a opção de declaração pré-preenchida, permitindo que os contribuintes agilizem o envio das informações com mais segurança e praticidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A professora Valneide Melo foi uma das primeiras a enviar a declaração. “Quando tá liberado, né, dia 17, eu já comecei, já enviei logo, pedi meu cunhado providência logo, porque eu gosto tudo assim, tudo na rapidez e praticidade. Que é pra não ter problema, né? O leão tá aí, pode pegar qualquer um”, brincou.
Até o momento, mais de 167 mil contribuintes do Ceará já enviaram o documento à Receita Federal. A declaração pré-preenchida facilita esse processo ao disponibilizar informações já cadastradas pelo órgão sobre valores recebidos e pagos pelo contribuinte. No entanto, é fundamental que o cidadão revise os dados antes do envio.
Contribuintes já podem fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Ver essa foto no Instagram
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“A pré-preenchida traz as informações que a Receita possui acerca do contribuinte em relação a valores recebidos pelo contribuinte e valores pagos. Então, é uma ferramenta muito útil, já serve como uma base para a declaração. Mas é importante destacar que cabe ao contribuinte verificar se precisa incluir ou excluir algo. A responsabilidade pela prestação das informações é do contribuinte”, alerta o auditor fiscal Marcondes Fortaleza.
Além dos rendimentos, despesas médicas e informações sobre dependentes também devem ser verificadas. “Quem pode ser dependente na declaração? Esposo, esposa, companheiro, filho, enteado até 21 anos ou 24 anos, se estiver cursando escola técnica ou curso superior. Irmão, neto ou bisneto só pode ser dependente se tiver a guarda judicial”, explica Marcondes Fortaleza.
Também devem ser declarados financiamentos de veículos e imóveis. O não preenchimento correto das informações pode levar o contribuinte à malha fina. “Principalmente gastos relativos a rendimentos, omissão de alguma fonte pagadora ou deduções altas podem levar a inconsistências. Então, é importante revisar, mesmo itens que não repercutem na base de cálculo do imposto”, completa o auditor.
Para acessar a declaração pré-preenchida, basta ter uma conta no Gov.br e revisar as informações antes de enviá-las à Receita Federal. O prazo final para a entrega da declaração é 30 de maio.
Leia também | Fortaleza assina adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Primeiro trimestre de 2025 tem queda de 27,2% no número de roubos no Ceará

Minha Casa Minha Vida: Governo Federal pretende contratar 3 milhões de unidades até 2026

Brasil tem reservas para enfrentar decisões de Trump, afirma Lula
