Ícone do site Portal GCMAIS

Eventos astronômicos de abril incluem chuva de meteoros, microlua e alinhamento de planetas

Eventos astronômicos de abril incluem chuva de meteoros, microlua e alinhamento de planetas

Foto: Reprodução

Uma série de eventos astronômicos está prevista para acontecer no mês de abril. Depois de um início de ano repleto de registros dessa natureza, como o alinhamento planetário em fevereiro e o eclipse lunar em março, o mês de abril traz ainda mais atrações para quem gosta de observar o céu. Entre os principais fenômenos, destacam-se a chuva de meteoros Líridas, a microlua e diversos alinhamentos planetários.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Eventos astronômicos de abril incluem chuva de meteoros, microlua e alinhamento de planetas

Microlua (13/4)

Em 13 de abril, ocorrerá a Microlua, fenômeno que acontece quando a Lua cheia se encontra no ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra, o que faz com que ela pareça menor e menos brilhante no céu. Embora a diferença seja sutil e difícil de ser percebida a olho nu, quem tiver telescópios ou outros instrumentos ópticos poderá observar melhor o evento. Esse fenômeno ocorre devido à órbita elíptica da Lua, que a coloca mais distante de nossa planetária no ponto mais afastado de sua trajetória.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Chuva de Meteoros Líridas (16 a 25/4)

Entre os dias 16 e 25 de abril, os céus também serão agraciados com a chuva de meteoros Líridas, cujo pico acontecerá na madrugada de 22 para 23 de abril. Esse evento oferece uma das melhores oportunidades do ano para observar meteoros cortando o céu. Em condições ideais, é possível ver entre 10 e 20 meteoros por hora, com o melhor horário para observação sendo à meia-noite. Para desfrutar ao máximo do fenômeno, é recomendado se afastar das luzes da cidade e buscar um local com pouca poluição luminosa, onde os meteoros poderão ser vistos com maior clareza.

Publicidade

Alinhamento de Vênus, Saturno e Mercúrio (19/4)

Em 19 de abril, ocorrerá um interessante alinhamento planetário com Vênus, Saturno e Mercúrio. Esse trio estará visível no céu antes do amanhecer, com Vênus se destacando por seu brilho intenso. Saturno e Mercúrio estarão mais próximos do horizonte, com Netuno também situado nas proximidades. Contudo, devido ao brilho fraco de Netuno, ele será quase imperceptível a olho nu. Esse alinhamento oferece uma oportunidade única de observar três planetas em uma linha no céu ao amanhecer, com a visão sendo ainda mais deslumbrante em locais mais afastados da poluição luminosa.

Conjunção da Lua com Vênus e Saturno (25/4)

O mês de abril terminará com a conjunção da Lua com Vênus e Saturno, marcada para o dia 25. Neste evento, a Lua minguante fará companhia aos planetas Vênus e Saturno no céu, criando uma bela cena antes do amanhecer. Mercúrio também estará próximo, mas não tão destacado quanto os outros astros. Esse evento pode ser observado a olho nu, embora o uso de binóculos possa proporcionar uma visão ainda mais detalhada e fascinante do alinhamento. A conjunção será um convite para aqueles que desejam apreciar o céu logo nas primeiras horas da manhã.

Para aproveitar ao máximo esses eventos, alguns cuidados são recomendados. A maioria dos fenômenos pode ser observada a olho nu, mas o uso de binóculos ou telescópios pode enriquecer a experiência, principalmente para eventos como a Microlua.

Além disso, estar em um local afastado das luzes da cidade é essencial para observar fenômenos como a chuva de meteoros Líridas, que exigem um céu mais escuro para melhor visualização. Aplicativos de astronomia também podem ser úteis para identificar planetas e outros corpos celestes, especialmente durante os alinhamentos planetários.

Leia também | Prefeitura é investigada após festa com gogo boys em evento do mês da mulher

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile