O levantamento pesquisou cenários com e sem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi declarado inelegível após decisão da Justiça
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro e demais candidatos da direita nas eleições de 2026
A pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (5) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os possíveis adversários do campo da direita na eleição presidencial de 2026, caso o pleito fosse realizado hoje. O levantamento testou diversos cenários, incluindo o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – que está inelegível, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de modo que não poderá disputar o pleito do ano que vem. Também foram pesquisados cenários com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo).

Na hipótese de disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 36% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. Outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), aparecem com 12%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Leite (PSDB) registram 7% e 5%, respectivamente. Brancos e nulos somam 9%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em cenários sem a presença do ex-presidente, Lula mantém a liderança contra outros nomes ligados ao campo do bolsonarismo. Contra Michelle Bolsonaro, por exemplo, o petista alcança 35% das intenções de voto, enquanto ela registra 15%. Em uma disputa com Eduardo Bolsonaro, Lula também lidera com 35%, enquanto o deputado federal fica com 11%. Já contra Tarcísio de Freitas, Lula atinge 43%, enquanto o governador de São Paulo soma 24%.
A pesquisa também incluiu nomes como Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite. Todos aparecem com intenções de voto entre 2% e 5%.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Aprovação do governo
A pesquisa Datafolha também pesquisou a evolução do índice de aprovação do governo Lula 3, que teve variação positiva de cinco pontos percentuais. A aprovação, que inclui os que avaliam a gestão como “ótima” ou “boa”, subiu de 24%, em fevereiro, para 29%, no mês de abril. Além disso, a reprovação registrou queda durante o período, com 38% dos entrevistados tendo dito considerar o governo “ruim” ou “péssimo”, menos do que os 41% do levantamento anterior.
O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também | Real Time Big Data: Lula alcança 55% de aprovação no Ceará

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Menos de 2% dos brasileiros vivem em ruas com faixa para circulação de bicicletas

SinPatinhas: cadastro nacional para animais domésticos é lançado nesta quinta-feira (17)

Auxílio Vale Gás de abril: veja quem recebe o pagamento nesta quinta-feira (17)
