ceará

Polícia prende homem suspeito de extorsão e ataque a empresa de internet em Caucaia/CE

Conforme a Polícia Civil, já foram capturadas 46 pessoas suspeitas de envolvimento com os ataques a empresas provedoras de internet no estado

Compartilhe:
5 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, na madrugada deste sábado (5), um homem de 25 anos suspeito de praticar extorsão e promover ataque a uma empresa provedora de internet no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Contra ele, estava aberto ainda um mandado de prisão condenatória (quando o indivíduo já foi condenado pela Justiça) por integrar organização criminosa. Ele também possui antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Polícia prende homem suspeito de extorsão e ataque a empresa de internet em Caucaia/CE
Foto: Divulgação / PCCE

Conforme as investigações, o homem teria ameaçado um provedor de internet localizado no bairro Tabapuá, em Caucaia. As ameaças envolviam a exigência de pagamentos a um grupo criminoso. No dia 4 de abril, o mesmo estabelecimento foi alvo de vandalismo durante a madrugada, em mais uma tentativa de intimidação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A captura foi feita por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil cearense, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM).

Operação Strike

O suspeito foi preso no contexto da Operação Strike, iniciada pela Polícia Civil no dia 12 de março deste ano, com o objetivo de investigar e prender suspeitos de ataques e ameaças a provedores de internet no Ceará. Conforme a investigação, a intenção dos grupos criminosos é criar um comércio ilegal de provedores. A atual fase da operação busca identificar e prender os líderes dos grupos criminosos e bloquear patrimônios obtidos ilegalmente, como imóveis, veículos e contas bancárias.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conforme a Polícia Civil, com a prisão deste sábado, já foram capturadas 46 pessoas suspeitas de envolvimento com os ataques a empresas provedoras de internet no estado. As diligências da polícia relacionadas a esses ataques seguem em andamento.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Ataques de facções a provedoras de internet já atingiram 19 bairros de Fortaleza e Caucaia

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.