Fortaleza foi atingida por uma forte chuva no fim da noite deste domingo (6), que provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. As chuvas começaram por volta das 21h e rapidamente se intensificaram, causando transtornos. A chuva foi acompanhada de relâmpagos e trovões em várias áreas da capital cearense, conforme relataram moradores nas redes sociais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Imagens compartilhadas online mostram ruas alagadas, além disso, muitos moradores registraram o fenômeno atmosférico, com vídeos e fotos de raios e trovões, que marcaram a noite de domingo. No fim da noite, a Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e região Noroeste do Ceará. O alerta também indicava risco de alagamentos e ventos fortes.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que a origem das chuvas foi a chegada de um sistema convectivo. Esse fenômeno ocorre quando há uma ascensão rápida do ar quente e úmido, que forma um conjunto de nuvens e, consequentemente, provoca chuvas intensas. Esse processo também é responsável pela formação de raios e trovões.
Segundo a Funceme, é como se fosse uma “panelinha de pressão natural”: o calor faz o ar subir rapidamente, ele se condensa nas camadas mais altas da atmosfera e retorna ao solo na forma de chuvas intensas, com a presença de relâmpagos.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A previsão do tempo para esta segunda-feira, 7 de abril, indica que a chuva deve continuar, com maior intensidade na faixa litorânea do estado, além das regiões do Ibiapaba e Cariri. A Funceme alerta para a possibilidade de novos alagamentos e reforça a importância de que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos.
Leia também | Ordens de serviço das obras do Campus Iracema e de Hospital Universitário serão assinadas dia 16 de abril
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<