SEGURANÇA PÚBLICA

Ceará reduz homicídios em 11% no primeiro trimestre de 2025 e registra o melhor resultado desde 2019

Foram registrados 729 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) entre janeiro e março deste ano

Compartilhe:
7 de abril de 2025
Portal GCMAIS

O Ceará apresentou uma redução de 11% nos homicídios dolosos durante o primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp). Foram registrados 729 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) entre janeiro e março deste ano, contra 819 no mesmo período de 2024. Este é o melhor resultado do estado desde 2019, quando ocorreram 545 ocorrências.

Ceará reduz homicídios em 11% no primeiro trimestre de 2025 e registra o melhor resultado desde 2019
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a queda foi ainda mais expressiva, com redução de 19,9%. Ao todo, foram contabilizados 185 homicídios nos três primeiros meses de 2025, enquanto no ano anterior foram 231. Assim como no total estadual, esse também é o melhor resultado da RMF desde 2019, que registrou 158 mortes.

A Capital cearense também apresentou retração nos números. A queda foi de 7,2%, com 207 casos em 2025, 16 a menos que os 223 homicídios registrados no primeiro trimestre de 2024.

Nas demais regiões do interior do estado, os indicadores também apontam queda. No Interior Sul, que abrange as Áreas Integradas de Segurança (AISs) 18 a 22, houve redução de 12,8%, com 143 casos neste ano contra 164 em 2024. Já no Interior Norte, que corresponde às AISs 14 a 17, a diminuição foi de 3,5%, passando de 201 para 194 ocorrências.

Entre os crimes de feminicídio, a redução no primeiro trimestre foi de 8,2%. Foram registrados 67 casos entre janeiro e março de 2025, seis a menos do que no mesmo período do ano anterior, quando houve 73 ocorrências.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Ceará reduz homicídios no primeiro trimestre de 2025

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, destacou o empenho das forças de segurança e o investimento do Governo do Estado no combate à criminalidade. “As reduções desses crimes em todo o estado e na Região Metropolitana de Fortaleza representam os melhores resultados alcançados nos últimos seis anos. Todos esses resultados são graças à atuação de diversos profissionais, homens e mulheres, que trabalham constantemente para defender a população”, afirmou.

Segundo ele, o programa Ceará Contra o Crime, liderado pelo governador Elmano de Freitas, tem papel central na reestruturação das forças de segurança. “Estamos reestruturando nossas Forças de Segurança, dando condições de capitalizarmos as nossas ações. Seguiremos atuando e trabalhando para reduzir cada vez mais esses indicadores e buscando trazer mais tranquilidade para a população”, reforçou.

Além das ações diretas, o governo tem apostado em novos concursos públicos para fortalecer o efetivo. Em março, foi lançado o edital para o cargo de delegado da Polícia Civil do Ceará (PCCE), com 100 vagas e salário inicial de mais de R$ 22 mil. Outro edital, publicado no dia 4 de abril, abriu 1.000 vagas para soldado da Polícia Militar, com salário inicial de R$ 5.568,64. As inscrições para este último concurso vão de 22 de abril a 11 de maio.

Também foi implementado, em fevereiro deste ano, o sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), que faz parte do programa Ceará Contra o Crime. O objetivo é promover a integração entre os órgãos de segurança, melhorar a produtividade e reduzir a criminalidade em todo o território cearense.

Leia também | Estado de emergência: ruas de Angra dos Reis ficam totalmente alagadas após fortes chuvas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.