Equipamento recebeu a visita do governador Elmano de Freitas nesta segunda-feira (7)
Linha Aeroporto do VLT tem 60% das obras concluídas e será entregue em 2026
O governador Elmano de Freitas visitou nesta segunda-feira (7) as obras da Linha Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que integra o Metrô de Fortaleza. Com 60% da estrutura física já concluída, a obra promete revolucionar a mobilidade urbana, ligando a Linha Nordeste ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Com uma extensão de 2.430 metros, sendo 500 metros em trecho elevado, a nova linha facilitará o transporte para milhares de fortalezenses e visitantes da cidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O governador destacou a importância do projeto, ressaltando que a linha oferecerá maior comodidade ao público ao conectar bairros da cidade diretamente ao Aeroporto Internacional. “Com essa nova linha, você poderá usar a Estação Expedicionários para chegar ao Aeroporto, mesmo estando na praia, na Estação Iate. A interligação vai beneficiar mais de 2 mil metros de via conectando diferentes linhas. Além disso, teremos um ganho social relevante nas proximidades da estação, com a urbanização do entorno, incluindo a construção de uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil”, explicou Elmano de Freitas.
Apesar do avanço na obra, algumas etapas ainda estão em execução, como a construção da rampa de acesso ao elevado da Estação Aeroporto, a implantação da Via Permanente, a sinalização e a urbanização ao redor da Estação Expedicionários. O projeto também inclui um novo espaço de lazer e prática esportiva. Atualmente, 86 trabalhadores estão envolvidos diretamente nas obras, número que pode chegar a 180 postos indiretos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston, enfatizou a importância da interligação que a nova linha proporcionará à cidade. “Esta obra vai beneficiar uma vasta região de Fortaleza, com muitos bairros envolvidos, criando uma grande conexão entre o Mucuripe e a Parangaba. No segundo semestre, outras duas estações serão inauguradas, complementando a Linha Aeroporto”, afirmou Winston.
Com um investimento superior a R$ 82 milhões, a obra possui prazo de execução de 12 meses, com término previsto para janeiro de 2026. Quando finalizada, a Estação Aeroporto terá a capacidade de movimentar até 35 mil pessoas por dia, atendendo à crescente demanda de transporte urbano na capital cearense.
A Linha Nordeste, que atualmente opera em 22 bairros e conta com 13,2 km de extensão e 11 estações, também será beneficiada pela nova linha. Ao final da obra, a Linha Aeroporto será o ponto de partida de uma nova extensão: a Linha Aeroporto-Castelão, anunciada pelo Governo do Estado em fevereiro. A nova linha trará duas novas estações, CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão, melhorando ainda mais a mobilidade para os moradores de Fortaleza.
Leia também | Habitafor mudará de endereço a partir do dia 22 de abril; confira o novo local
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Ceará Te Acolhe: projeto de acolhimento a mães atípicas será lançado ainda em abril, diz Jade Romero

“Não escondo meu desejo de permanecer na chapa como vice-governadora”, diz Jade Romero sobre 2026

PF investiga fraude em aposentadorias e pensões no Brasil; mandados são cumpridos em Fortaleza e Caucaia
