O vereador observou que, em determinados horários, as faixas estavam subutilizadas
Projeto propõe flexibilização das faixas exclusivas de ônibus em Fortaleza
O vereador Benigno Júnior (Republicanos) propôs um projeto de lei que altera o funcionamento das faixas exclusivas de ônibus em Fortaleza. A proposta visa reduzir os horários em que essas faixas são restritas ao transporte coletivo, permitindo que, fora dos períodos de pico, outros veículos possam circular nessas vias. Atualmente, as faixas exclusivas funcionam de segunda à sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 16h. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. Com a nova proposta, a exclusividade seria mantida apenas das 5h às 10h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 5h às 10h.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O projeto ainda está em fase de discussão, e Benigno Júnior destacou que pretende ouvir a sociedade e outras partes interessadas para chegar a um consenso sobre a proposta. “Vamos discutir, vamos debater, vamos construir junto essa proposta, porque a proposta já existe em outras casas da cidade”, comentou o parlamentar, que também afirmou ter visitado pontos críticos da cidade para analisar o uso das faixas.
Ver essa foto no Instagram
Durante visitas a terminais de ônibus e faixas exclusivas, o vereador observou que, em determinados horários, as faixas estavam subutilizadas. “Fui pessoalmente no local da faixa, a gente vê que o uso é pouco em determinados horários. No Conjunto Ceará, por exemplo, visualizamos na última sexta-feira mais de 20 ônibus parados nesse horário”, disse Benigno Júnior, sugerindo que essa situação ocorre em outros terminais da cidade, que são maiores e ainda apresentam um volume de ônibus reduzido durante certas partes do dia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A proposta de flexibilização das faixas exclusivas gera polêmica, principalmente entre os motoristas. Eles acreditam que a medida pode melhorar o tráfego em algumas áreas da cidade. “Ajuda muito, né? Porque é muito sacrificado o nosso trânsito aqui, principalmente nessas ruas da cidade”, afirmou um motorista de veículo particular, que vê na flexibilização uma forma de reduzir o congestionamento.
Por outro lado, André Luís Barcelos, gerente de Fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), reforça a importância da faixa exclusiva para ônibus na promoção da mobilidade urbana. Ele explicou que a medida visa a facilitar a circulação do transporte público, que atende a um número maior de passageiros do que os veículos particulares. “Quando você prioriza a circulação do transporte público de massa, você está priorizando a movimentação de muita gente em detrimento daquele veículo, daquela pessoa que vai sozinha no automóvel”, ressaltou.
A lei que estabelece as faixas exclusivas de ônibus foi implantada em 2014 e tem como objetivo facilitar o trajeto dos passageiros, garantindo mais agilidade ao transporte coletivo. A infração para quem circula nas faixas fora do horário permitido resulta em uma multa de R$ 293,47 e o acréscimo de 7 pontos na carteira de habilitação.
Leia também | Habitafor mudará de endereço a partir do dia 22 de abril; confira o novo local
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Integrante de facção criminosa do RJ é presa com mais de 1 kg de haxixe em Fortaleza

Professor de futsal é preso suspeito de estuprar adolescente em Sobral

Caminhão carregado com frangos tomba em alça de viaduto em Maracanaú
