PROGRAMA CELULAR SEGURO

Ceará é o terceiro estado do Brasil com mais alertas de celulares roubados ou furtados

Na segunda-feira (7), 95 alertas foram enviados para aparelhos com origem no Ceará

Compartilhe:
8 de abril de 2025
Portal GCMAIS

O Ceará se destacou negativamente como o terceiro estado com maior número de alertas emitidos para celulares roubados, furtados ou perdidos no Brasil, logo no primeiro dia da nova fase do programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram números superiores, com 210 e 174 notificações, respectivamente.

Ceará é o terceiro estado do Brasil com mais alertas de celulares roubados ou furtados
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na segunda-feira (7), 95 alertas foram enviados para aparelhos com origem no Ceará. Os dados revelam ainda que muitos desses celulares saíram do estado e foram ativados com novos chips em outras regiões do país, o que acende um alerta sobre a atuação de redes interestaduais de comércio ilegal de dispositivos móveis.

Do total de celulares ligados ao Ceará, 85 foram localizados ainda no próprio estado, mas outros 10 aparelhos foram encontrados em diferentes unidades da federação, como a Bahia (4), Amazonas (2), São Paulo (2), e, com um caso cada, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia. O cruzamento de dados do governo indica a possível atuação de quadrilhas especializadas em revenda interestadual desses dispositivos.

A Bahia (87) e Minas Gerais (79) aparecem logo atrás do Ceará no número de alertas, completando a lista dos cinco estados com mais registros no dia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sistema de alerta automático

O novo sistema do Celular Seguro envia alertas automáticos sempre que um chip novo é inserido em um celular previamente cadastrado como roubado, furtado ou extraviado, desde dezembro de 2024. Nessa primeira segunda-feira de operação da nova etapa, foram enviados 1.118 alertas em todo o país.

As mensagens, disparadas pelo Ministério da Justiça, informam que o aparelho está com restrição de IMEI — o número de identificação único de cada celular — e orientam o usuário a acessar o site do programa para regularizar a situação.

O governo orienta que, caso o usuário tenha adquirido o celular de maneira legítima e possua a nota fiscal, deve procurar espontaneamente uma delegacia para prestar esclarecimentos. Se não houver comprovante de compra, o ideal é devolver o aparelho. A iniciativa busca desestimular a receptação — crime que alimenta o mercado de celulares roubados — e, segundo o Ministério da Justiça, o comparecimento voluntário pode evitar a abertura de inquérito policial.

Para evitar transtornos, o Ministério recomenda que os consumidores consultem previamente o site do Celular Seguro antes de adquirir um celular usado. É possível verificar a situação do aparelho digitando o número do IMEI na opção “Celulares com restrição”. Caso não haja problemas, o sistema indicará “IMEI sem restrições”.

Leia também | Caminhão de SP bate em poste em Fortaleza, motorista foge e comerciantes ficam sem internet

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.